Edição 44 - novembro/2017 - Acontece por Aqui

Café com propósito

Um lugar para dar um salto positivo na vida. Com esse conceito foi criado o Trampolim Startup Café, que está localizado na rua da Consolação, em São Paulo, próximo à avenida Paulista, junto ao ibis budget SP Paulista. Por dia, cerca de 25 mil pessoas circulam pela região. Como a área do restaurante da unidade ficava sem uso após o horário do café, a equipe resolveu unir o útil ao agradável, aproveitando a passagem desse grande público e otimizando o espaço disponível para oferecer um serviço diferenciado.

“Realizamos um estudo que reafirmou o potencial da região da Avenida Paulista para empreendimentos focados em A&B. Também revelou que os maiores frequentadores dessa área são jovens, críticos e que buscam por opções de consumo consciente”, explica Juliana Valença, gerente geral do ibis budget SP Paulista.

A iniciativa foi desenvolvida com uma pegada inclusiva, que começa desde a formação da equipe de atendimento, composta por pessoas com mais dificuldades de entrada no mercado de trabalho, como refugiados, LGBT+ e jovens que estão iniciando a carreira. “O nosso objetivo é prover condições para que todos possam realizar os seus sonhos. O início foi um grande desafio com relação ao idioma dos colaboradores refugiados, os aspectos culturais e o fato de ensinarmos as atividades do zero, mas o resultado está sendo recompensador”, explica Juliana.

Durante o processo seletivo, a equipe de Talento & Cultura da unidade contou com o apoio de ONGs parceiras da AccorHotels, como a Casa 1 (de cultura e acolhimento LGBT+), a Unibes, a Afrobusiness Brasil, o Centro Social Menino Jesus, o Consulado da Mulher e a Estou Refugiado. No lugar do tradicional currículo com o relato das experiências profissionais anteriores, os candidatos tiveram que apresentar um vídeo contando porque precisavam dessa oportunidade para darem um salto em suas vidas.

No dia em que os novos colaboradores foram recebidos pela equipe, em agosto, e o espaço passou a funcionar em sistema de soft opening, as chefias vestiram um uniforme personalizado do projeto e prepararam pratos que traziam à tona suas histórias, memórias e tradições familiares. Tudo isso para receber os profissionais com o mesmo acolhimento que hoje é oferecido aos clientes do Trampolim Startup Café.

O cardápio do Trampolim Startup Café também é diferenciado: todos os alimentos disponíveis são provenientes de nano produtores, responsáveis por produções muito pequenas e que atendem poucos clientes,  e a equipe do hotel colabora com o desenvolvimento desses fornecedores, por meio de treinamentos que abordam questões de qualidade, manipulação dos alimentos e legislação. De acordo com Juliana, é impressionante ver o quanto a iniciativa já mudou a vida desses pequenos empreendedores. “Desde o lançamento do projeto, muitos conseguiram dar um salto nos seus negócios”, destaca.

O sucesso crescente fez o espaço passar por uma reforma. Em 27 de novembro, o Trampolim Startup Café abriu suas portas para o público em geral, com decoração idealizada para reunir as pessoas, seja para um encontro entre amigos ou para compromissos profissionais. O novo design conta com um deck de madeira com acesso direto da rua para o restaurante, um miniestúdio de vídeo e pequenas baias de trabalho que podem ser utilizadas livremente pelos frequentadores, todas com acesso à internet e telas de LED para fazer apresentações. Quando esses lugares não estão ocupados, essas mesmas telas exibem os pratos do menu, a forma como os alimentos foram construídos e as histórias inspiradoras de cada colaborador.

Conheça o Trampolim Startup Café no vídeo abaixo e dê um salto você também!

 

Café com propósito

MAIS NESSA EDIÇÃO