Edição 67 - janeiro/2020 -

Novotel Las Condes foi o ponto de encontro para o lançamento do Equidad.cl

A inclusão e o respeito pela identidade sexual no mundo do trabalho é um dos grandes temas que têm preocupado a sociedade nas últimas décadas, e por isso a Accor está sempre liderando e conscientizando seus colaboradores através da área de Talento e Cultura.

Por esse motivo, o Novotel Las Condes sediou o lançamento do projeto Equidad.cl em 2020, um índice que avalia empresas quanto à sua capacidade de atrair talentos e diversidade oriundos da comunidade LGBT.

É um programa inédito na América do Sul, que nasce de uma aliança entre as instituições Fundación Iguales, Human RightsCampaing e PrideConnection. A avaliação se baseará em três pilares estratégicos: Existência de políticas de diversidade e inclusão e de não discriminação contra pessoas LGBT; fomento de grupos de aliados LGBT ou de conselhos de diversidade e inclusão e compromisso público com a comunidade LGBT local.

Essa boa notícia soma-se à entrada em vigor no Chile da Lei de Identidade de Gênero, no último dia 27 de dezembro, que permitirá realizar os trâmites para mudança de nome e sexo no Registro Civil para pessoas que desejarem mudar sua identidade sexual, a partir dos 18 anos. 

Nesse contexto, a Accor compromete-se a promover um ambiente de trabalho inclusivo, respeitando o talento e a individualidade de seus colaboradores no Chile.

Cuba decidirá em 2021 sobre a legalização do casamento igualitário

A atualização do código de família está marcada para o ano que vem, após isso, será iniciada uma consulta popular. Ainda em dezembro, o texto deverá ser colocado em votação. Em 2018, o texto da nova Constituição foi submetido a debate popular e a questão do casamento gay dominou as discussões. O debate era sempre fervoroso, já que religiosos, com base em suas convicções morais, se manifestaram contra a medida. O Código das Famílias ao qual aspiramos terá que cumprir os principais postulados da Constituição, em matéria de não discriminar a ninguém por sua orientação sexual e identidade de gênero, de oferecer a todas as pessoas as mesmas possibilidades para legalizar a relação ou forma de organização familiar que entendemos mais adequada, dentro das existentes e socialmente aceitas”, diz o texto compartilhado pela deputada Mariela Castro.

Fonte: Observatório G

Prefeita de Bogotá se casa com senadora antes de tomar posse

Com o casamento gay aprovado desde 2016, a Colômbia elegeu a ex-senadora Claudia López, da Aliança Verde, como a nova prefeita da cidade. Nesse sentido, antes de tomar posse, a política se casou com Angélica Lozano, também senadora. Através do Twitter, Lopez celebrou o ato com uma postagem, pela qual recebeu muitas felicitações e comentários positivos. O casamento igualitário na Colômbia está em vigor desde 2016. A norma foi aprovada por seis votos a favor e três contra. A Colômbia é o quarto país da América Latina a tomar tal decisão.

Fonte: Observatório G

Filho drag queen do presidente da Argentina adota bandeira LGBT na posse

Alberto Fernández assumiu em dezembro a posse como presidente da Argentina. Durante a ocasião, ele estava acompanhado do filho, Estanislao, de 24 anos, que está levando o orgulho LGBT para a Casa Rosada. O jovem, que ganhou notoriedade por seu trabalho como a drag queen DYHZY, usou um paletó com um detalhe especial: um lenço com a bandeira do arco-íris, que representa a comunidade LGBT ao redor do mundo. Em entrevistas anteriores à posse, Alberto falou sobre a importância e a representatividade de ter um filho aliado a essa luta. “Tenho orgulho do meu filho. Ele é um ativista de direitos nessa comunidade. Nesse mundo, sobre o qual eu não sei muito, ele parece ser respeitado e muito reconhecido. Sinto orgulho pelo meu filho”, declarou.

Fonte: Universa UOL

 

MAIS NESSA EDIÇÃO