Edição 68 - Fevereiro/2020 -

Lado B: Dulce Carvalho

Dulce é Head de Talento e Cultura da sede hispânica, chegou há alguns meses de Londres para liderar essa área com uma equipe motivada para apoiar nossos colaboradores. Saiba mais sobre a nossa colega!

Nome completo: Dulcemari Carvalho.

Formação profissional: Graduada em Turismo com MBA em Gestão Estratégica de Empresas, MBA em Gestão de Pessoas, e MBA em Gestão Estratégica de Empresas.

Nascida em qual cidade: Curitiba (Paraná), Brasil.

Cargo: Head of Talent & Culture South America Hispanic Countries.

Há quanto tempo você está na empresa? 17 anos.

O que você mais gosta no seu trabalho? O que mais gosto é contribuir para o desenvolvimento das pessoas, tanto nas operações quanto na área corporativa, as pessoas sempre estão no centro de tudo que faço.  Saber que posso ajudar, esclarecer uma dúvida, ou aconselhar as pessoas no seu trabalho ou vida pessoal, é o que mais me encanta.

Qual conselho você daria aos colaboradores que estão chegando agora na Accor? Que procurem conhecer a empresa e as oportunidades que a empresa oferece, que olhem para frente no seu trabalho cotidiano, e que tenham uma enorme vontade de conhecer e fazer algo mais além do trabalho cotidiano.

Qual conselho você daria a alguém disposto a seguir uma carreira como a sua? Quando começar uma atividade, faça muito bem o seu trabalho, e dedique-se ao que você deve fazer, sempre prepare uma pessoa para que te suceda e a apoie todos os dias, e depois procure por outros desafios para fazer coisas em paralelo, ofereça-se para participar de projetos na empresa, porque isso te ajudará a fazer coisas diferentes e crescer.

O que você acha da estratégia de Hospitalidade Aumentada do Grupo Accor?  Gosto muito porque acredito que com as mudanças que vemos no mundo e na oferta de serviços de hospitalidade, temos que aproveitar todas as oportunidades para nos conectar com os locais onde estamos, com as pessoas, e aproveitar para fazer com que os clientes sejam mais do que hóspedes.

Quais são as fontes de inspiração na sua vida? Meus pais são minha fonte de inspiração, sempre foram, pelo seu exemplo de vida, por sua luta para conquistar as coisas. De fato, a hospitalidade vem deles, desde muito pequena na minha casa eles recebiam pessoas, aprendi sobre hospitalidade com meus pais, são a base da minha vida. Nossa casa sempre estava cheia de gente, minha mão adorava cozinhar para as visitas, e meu pai gostava muito de competições esportivas. Tínhamos uma casa onde jogávamos voleibol e tênis, e cresci vendo meus pais fazendo tudo isso.

Qual é o seu maior desafio no dia a dia? É ter a certeza de estar entregando um serviço de qualidade para todos os nossos clientes, agora trabalhando aqui na sede, e também nos hotéis, além de inspirar minha equipe a fazer o mesmo.

O que é preciso para se diferenciar na sua função? Que as pessoas sejam realmente importantes para você, que você domine muito bem a técnica da área de recursos humanos, mas se você não tiver uma preocupação genuína com as pessoas será apenas um a mais, sem fazer nenhuma diferença.

Por outro lado, qual é o “pecado mortal” na sua área? Priorizar os processos e não ter tempo para se dedicar às pessoas.

Qual é o seu lado B? Falamos de alguma curiosidade sobre você que poucos conheçam. Adoro cantar, mas todos já sabem disso na Accor. Na minha última experiência em Londres encarei o “Open Mic” nos pubs para cantar 4 ou 5 canções, e fazia isso toda a semana. No Chile ainda estou procurando um lugar. O que não sabem é que sou uma Chef formada. Nunca exerci essa atividade profissionalmente, só quando estive na área de F&B como responsável regional, mas tenho uma formação como Chef.  Pessoalmente minha paixão é receber amigos e cozinhar para eles!

Livro preferido/que você está lendo: “Start With The Why” / “Leaders Eat Last”, ambos de Simon Sinek.

Filme favorito: Closer.

Música preferida: “Stairway to Heaven” do Led Zeppelin.

Você pratica algum esporte?  Squash.

Você é fã de… U2. Já visitei sete países para ver seus shows.

A melhor viagem/destino: Havaí e Escócia.

Qual foi sua melhor experiência nos nossos hotéis?  Em So Bangkok e sua combinação de modernidade, porque lá eles vivem o “Work, Live and Play”.

Que tipo de viajante você é?  Natureza e Arquitetura.

O que está na sua lista de desejos?  Aurora Boreal e Patagônia.

Um sonho: Uma família.

Mande um recado para seus colegas da Accor: Dediquem-se a fazer o que vocês amam! Coloque o seu bem-estar e das pessoas próximas acima de tudo, e você terá sucesso com equilíbrio e prazer.

Na próxima edição do Heppa, quero saber mais sobre…  Jaime Arranz.

 

MAIS NESSA EDIÇÃO