Edição 33 - Dezembro/2016 - Destaque

AccorHotels realiza Disability Day e mostra mensagem de superação

Clodoaldo Francisco da Silva Correa é um nadador paralímpico brasileiro. Quando nasceu, o atleta potiguar sofreu uma paralisia cerebral por falta de oxigênio, o que afetou a mobilidade de suas pernas e sua coordenação motora. A natação entrou na sua vida como processo de reabilitação e, com o passar dos anos, seu nome entrou para a história do esporte brasileiro. O seu exemplo de superação foi a mensagem transmitida no Disability Day, evento realizado pela AccorHotels para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3/12).

Com o conceito global “I make a diference” (Eu faço a diferença), cada região pode desenvolver diferentes temáticas. No Brasil, em razão dos megaeventos que ocorreram no Rio de Janeiro este ano e dos bons resultados que a empresa obteve nesse período, a Paralimpíada foi a abordagem escolhida.

O medalhista paralímpico abriu o evento realizado na Sede, em São Paulo, na manhã de 1 de dezembro, com uma palestra bem-humorada e emocionante, com a presença de Patrick Mendes, CEO AccorHotels América do Sul, Fernando Viriato, VP de Talento & Cultura, além de colaboradores. O nadador contou a história da sua vida e mostrou que, com determinação e alegria é possível superar os obstáculos. “Na vida, temos metas e objetivos e é preciso ter foco para atingir o sucesso”, incentiva.

Ricardo Silva, Assistente de Talento & Cultura e colaborador PCD, se identificou com o relato de Clodoaldo. Surpreendido, foi convocado durante a apresentação a dar também o seu depoimento. “A deficiência não é um impedimento para o sucesso. Aqui, na AccorHotels, sou tratado e respeitado como qualquer outro colaborador. A igualdade me motiva a crescer profissionalmente”, afirma.

Tradicionalmente, a AccorHotels aborda apenas um tipo de deficiência a cada ano no Disability Day. Dessa vez foi diferente. Além da palestra do nadador paralímpico, o evento contou com a presença de quatro massagistas com deficiência visual, além do artista Daniel Dias, que não possui os membros superiores e pinta quadros com a boca.
Para Mariana Pereira, da área de Talento & Culture América do Sul, a ação serviu para apresentar uma visão alternativa à vitimização. “Na AccorHotels, nosso objetivo é termos PCD’s treinados e desenvolvidos. Com colaboração da empresa, as ferramentas disponíveis e a determinação das pessoas com deficiência, elas podem fazer a diferença”, defende.

Daiane Meneguzzi, Assistente Executiva da Diretoria de Operações Midscale América do Sul, participou do evento e também destacou a importância da data. “É mais uma forma de se sentirem acolhidos e perceberem que somos todos iguais”, conclui.

Outras iniciativas marcaram o Disability Day durante a semana, entre elas minipalestras organizadas em TEDx, formato online produzido pela organização não governamental TED, que visa partilhar ideias em comunidades ao redor do mundo; um concurso de fotografia global com a temática “I make a diference”, em que o vencedor ganhou uma GoPro; vídeos enviados pela matriz e exibidos na TV dos hotéis, e um quiz sobre o guia de recrutamento, que deu aos participantes a chance de ganhar, por sorteio, o quadro pintado pelo artista Daniel Dias.

 

AccorHotels realiza Disability Day e mostra mensagem de superação

MAIS NESSA EDIÇÃO