Edição 62 - junho/2019 - Acontece por Aqui

Accor 15: mais qualidade e eficiência para o nosso trabalho

Quando o assunto é gestão de processos, a melhoria contínua também é um tema em questão. Afinal, quanto mais consistentes forem as etapas de um processo de trabalho, mais assertivo ele será, sem que a companhia se preocupe com perdas de tempo, perdas financeiras ou com duplicidade de mão de obra, por exemplo.

“Desde quando aperfeiçoamos e modernizamos os processos do CSC, tinha o desejo de levar melhorias para tornar mais eficientes os processos de trabalho na Sede. Nos reunimos com vários Departamentos para levantar os processos mais críticos e dar início aos trabalhos. Estou muito otimista com esse projeto que trará uma série de benefícios para a empresa toda”, declara Mauro Rial, CFO Accor América do Sul.

“Desde já, agradeço o apoio e comprometimento de todos neste projeto. O Accor 15 é um projeto empresa e precisará da dedicação e abertura para fazermos os processos de uma forma diferente: mais simples e eficientes, trabalhando em equipe, afinal #JuntosSomosMais”, acrescenta Rial.

A primeira fase do Accor 15 contempla o mapeamento de processos mais críticos: abertura, encerramento, faturamento, cobrança, contas a pagar e compras. Esse trabalho está sendo feito por uma equipe dedicada, formada por cinco colaboradores do CSC, liderada por Gabriela Rolfsen, PMO de Transformation do CSC. “Primeiro entendemos os processos e desenhamos as suas etapas. Em um segundo momento, faremos o plano de ação de cada um, com ideias do que pode ser mudado e melhorado. Por fim, os processos serão redesenhados e colocados em prática”, explica Gabriela.

“Nosso foco é o produto final, por isso precisamos padronizar os processos para que sejam mais lean, sem etapas desnecessárias e com colaboradores definidos para cada responsabilidade. As equipes da Sede estão sendo bastante receptivas e contribuindo muito com a gente”, comenta Ramona Linsmayer, gerente geral do CSC.

Com duração de 15 meses, o projeto Accor 15 tem como base os pilares comprometimento, qualidade e eficiência. Na Sede, a expectativa é que até o mês de dezembro sejam mapeados cerca de 300 processos de trabalho, que, indiretamente, também irão gerar benefícios no dia a dia do CSC e dos hotéis.

A segunda fase vai envolver os hotéis, a partir de janeiro de 2020. Cinco unidades foram escolhidas para serem pilotos no projeto (ibis SP Congonhas, ibis budget SP Paulista, ibis Styles SP Faria Lima, Novotel SP Center Norte e Mercure SP Pinheiros). Nelas, o grupo de trabalho do Accor 15 irá mapear 11 processos: abertura, encerramento, folha e banco de horas, reserva, A&B e estoque, auditoria noturna, faturamento (cobrança, PDV e recebimento), compras e contas a pagar, comissões de agência, pagamento aos investidores e fundo de reserva. Toda a padronização que será feita nessas unidades será replicada, posteriormente, para os demais hotéis das marcas.

E por que o projeto se chama Accor 15? Ramona Linsmayer, gerente geral do CSC, explica. “Ele foi inspirado na Apollo 15, a missão espacial da Nasa que mais dados coletou na Lua para serem analisados na Terra. E por uma feliz coincidência, o ’15’ do nome também faz referência ao período previsto para a realização do nosso projeto: 15 meses. Estamos confiantes porque este é um trabalho desenvolvido em time que proporcionará melhorias à rotina de todos”, conta.

“Ganharemos em redução de custos pois estará muito mais claro o papel de cada colaborador nas atividades, sem perda de tempo ou retrabalho. “, afirma Patrick Mendes, CEO Accor América do Sul. “Colaborem com o grupo do Accor 15 durante o mapeamento, sejam transparentes compartilhando todas as questões do dia a dia.  Estamos falando de melhorias em eficiência e gestão de tarefas para o futuro, portanto, conto com o comprometimento de todos colaboradores desde os estagiários aos membros do ASAC para fazermos do Accor 15, um grande sucesso”,

 

MAIS NESSA EDIÇÃO