Edição 48 - abril/2018 - Destaque

Transformando vidas e o nosso planeta

Quando um colaborador da área de Governança é apresentado ao projeto Plant for the Planet ele recebe orientações e informações sobre a importância de engajar os hóspedes na economia do uso de toalhas nos hotéis, para que, em contrapartida, mudas de árvores sejam plantadas nas áreas de reflorestamento do projeto. Um gesto que significa muito para a transformação do meio ambiente.

Em março, um grupo formado por 28 colaboradores do Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Uruguai e Peru, além de 12 jornalistas da imprensa brasileira, chilena, argentina e peruana, estiveram na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e conheceram o viveiro de mudas da ONG Nordesta, parceira da AccorHotels no projeto. Eles também plantaram árvores nativas em uma região de recarga de nascente e visitaram um espaço que foi recuperado com árvores plantadas há cinco anos, interagindo com produtores locais beneficiados pelo reflorestamento.

“Foi uma experiência maravilhosa. Adquirimos conhecimento muito grande em relação a todo o processo do plantio, desde a conservação da semente, o viveiro, o desenvolvimento, até a área que estava degradada e que passou a ser um local com nascentes e rios. Senti que estava fazendo história ao participar de um projeto que abrange a transformação do mundo por meio do reflorestamento”, afirma Maria Carmenzita Santos Freire, camareira do ibis RJ Nova América.

A região onde acontece o projeto na Serra da Canastra alimenta as nascentes de três rios: o São Francisco, o rio Grande e o rio Paranaíba. O plantio das mudas financiadas pelo Plant for the Planet é fundamental para a recuperação das nascentes desses rios, garantindo a produção de água e a manutenção da agricultura local.

“Em 10 anos que faço parte do projeto, já vi melhorar muito a quantidade e a qualidade da água na nossa região”, salienta Claudio Vasques Vequieti, produtor rural no município de Formigas. “O plantio das árvores melhora também a qualidade do ar, pois a temperatura e o clima ficam mais amenos em um lugar onde há floresta e árvores nativas”.

A ONG Nordesta é responsável por todas as etapas do reflorestamento que já recuperou 332 hectares, área equivalente a 442 campos de futebol. Além disso, trabalha com a proteção de 241 nascentes.

Depois de aprenderem como acontece as etapas de coleta de sementes e de preparo das mudas para plantio, e de conversarem com alguns produtores locais, os colaboradores colocaram a mão na massa – ou na terra, literalmente: fizeram a manutenção do plantio de árvores realizado no início de janeiro.

“Uma sensação muito gratificante ter a oportunidade de estar aqui no Brasil. Voltarei recarregada para levar e transmitir todas as informações vividas aqui para o meu país”, comenta Barbara Torres, assistente administrativo do ibis Manquehue Norte, no Chile.

Hospedados em uma importante região turística do estado de Minas Gerais, os colaboradores aproveitaram a oportunidade para fazer um passeio de lancha pela região dos cânions no lago de Furnas, com paredões de mais de 20 metros que guardam piscinas naturais.

 

Transformando vidas e o nosso planeta

MAIS NESSA EDIÇÃO