Edição 59 - março/2019 - Acontece por Aqui

Prontos para agir em momentos de crise

Nenhuma empresa quer passar por momentos de dificuldade ou por problemas que podem comprometer o andamento da sua rotina. No entanto, imprevistos e situações de crise podem acontecer. E, nesses momentos, é fundamental contar com um comitê que saiba como agir para diminuir os impactos causados pelas adversidades.

Cerca de 20 colaboradores dos países hispânicos que fazem parte do Comitê de Crise da Sede da Accor Chile participaram de um treinamento sobre Gestão de Crise, ministrado em março por Dionísio Campos, gerente de Segurança e Riscos Accor América do Sul, no Novotel Santiago Providencia. O objetivo foi capacitar essa turma, que foi reestururada após a inauguração da nova Sede chilena, realizada no final do ano passado.

O conteúdo teve como base as informações do Manual APACHE (AccorHotels Process to Act in Crisis Hazards e Emergencie), documento global com orientações que devem ser cumpridas pelos gerentes e pelas equipes em todo o mundo, em diferentes tipos de ocorrências.

“Além de aprenderem os conceitos de gestão de crise e receberem orientações sobre como identificar uma crise e como fazer o gerenciamento dela, os colaboradores participaram de uma dinâmica em que tiveram que gerenciar uma situação de crise relacionada a um case voltado à hotelaria, apresentando as suas propostas de ações”, explica Dionísio.

Cada país da região possui o seu Comitê de Crise. As medidas adotadas em momentos de crise são semelhantes em todas as localidades, pois obedecem a conceitos universais de segurança. No entanto, de acordo com Dionísio, o relacionamento com a imprensa e com os órgãos e autoridades locais são adequados conforme as necessidades de cada país.

 

MAIS NESSA EDIÇÃO