Edição 63 - Agosto/2019 - Destaque

Programa SAFE: vamos juntos combater e prevenir os riscos de incêndio

A Accor está empenhada em combater um dos maiores riscos existentes para o segmento hoteleiro, os incêndios.

“Nossos colaboradores são treinados para saberem como agir em caso de evacuação de um empreendimento. Os clientes são convidados a participarem, porém sua adesão é voluntária e devido à grande rotatividade de hóspedes a ação das Brigadas de Combate a incêndio é muito importante para que se obtenha sucesso.

Os hotéis possuem sistema de combate a incêndio que são acionados em caso de emergência, assim como sinalização de saídas de emergência, e estes dispositivos auxiliam os hóspedes a saírem em segurança. “Devido a não serem treinados em como agir em situações de emergência é primordial que as informações sejam objetivas. Todos os quartos possuem na parte interna da porta a rota de fuga para saída em caso de emergência, as quais compõe as medidas preventivas de combate a incêndio”, esclarece Dionisio Campos, Security and Risk Manager South America.

Uma série de trabalhos técnicos são realizados pela empresa para controlar a gestão dos sistemas de combate a incêndio nos hotéis, de modo que cada um mantenha seus sistemas e equipamentos em condições de serem utilizados.  Para tratar o assunto de forma mais ampla com as equipes, conscientizando os colaboradores sobre a importância das ações preventivas para a segurança, foi implementado o Programa SAFE.

Desenvolvido em conjunto pelas áreas de Segurança e Riscos e de D&TS, o SAFE está apoiado em três pilares. Um deles contempla medidas preventivas e educativas, que abrange orientações aos colaboradores sobre como prevenir princípios de incêndio. Essas mensagens serão transmitidas pelo Bernardo, personagem criado especialmente para o programa, por meio de informativos e comunicados internos.

“As fritadeiras, por exemplo, um equipamento utilizado pela maioria dos nossos hotéis, se não forem manuseadas corretamente e desligadas após o período de uso, podem provocar um princípio de incêndio. Porém, a utilização de uma manta de combate a incêndio que esteja próxima ao local do uso dessa máquina contribui para prevenção de incêndios.”, explica Dionisio.

Outro pilar compreende medidas técnicas e os sistemas de combate a incêndio. A equipe de D&TS é responsável pela gestão da manutenção dos equipamentos do sistema de combate a incêndio nos hotéis realizando inspeções periódicas para que todos cumpram as recomendações técnicas. Por fim, o terceiro pilar diz respeito a questões administrativas, como o controle para que as unidades estejam em conformidade com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento que certifica a regularização do hotel para seu funcionamento.

De forma geral, a conscientização de cada colaborador sobre a importância do tema e, mais do que isso, o envolvimento de todos nas ações preventivas de combate a incêndio serão fundamentais para o sucesso do Programa SAFE – e para a segurança de cada um de nós.

“Todos são responsáveis pela segurança. A participação de cada um, atuando de forma preventiva, é o que vai dar sustentação para termos respostas efetivas em qualquer necessidade de emergência”, salienta Dionisio. “Ao identificar qualquer tipo de risco, informe ao seu superior. Todo alerta para informar um risco é fundamental na conscientização e prevenção contra incêndios”, conclui.

 

MAIS NESSA EDIÇÃO