Uma nova etapa repleta de oportunidades para acelerar o crescimento da AccorHotels tem início com a transformação da HotelInvest em uma empresa subsidiária. Anunciado na última edição do Resultados com o CEO, em agosto, o projeto Booster tem como objetivo fortalecer os recursos financeiros da companhia para agilizar o crescimento e, ao mesmo tempo, oferecer uma estrutura jurídica que permitirá aos investidores manter a maioria do capital da HotelInvest.
“Será possível atrair novos investidores por parte do nosso negócio e aumentar, significativamente, os recursos disponíveis para o Grupo consolidar as respectivas posições de liderança de HotelServices e HotelInvest, ao mesmo tempo, o que nos permite continuar a alavancar sinergias entre os dois negócios”, declara o Presidente e CEO da AccorHotels, Sébastien Bazin. De acordo com o executivo, “cada uma das empresas será capaz de continuar crescendo dentro do Grupo com base em uma avaliação que reflete sua visão de modelo de negócio e de crescimento específico”.
Entre 2013 e 2015, a reestruturação da carteira HotelInvest aumentou o valor do ativo bruto do Grupo de € 5,5 bilhões para € 7 bilhões e a rentabilidade da carteira melhorou, consideravelmente, com uma margem operacional de 7,8%, em 2015 (contra 4% em 2013). Como resultado, a HotelInvest tornou-se o principal investidor de hotel da Europa.
Na França, o VP Sênior de Projetos Especiais – Finanças, Xavier Perret, nesse cargo desde o início de setembro, é o responsável pelo acompanhamento do projeto Booster por meio da coordenação das atividades das equipes de Finanças Corporativas. Na América do Sul, o novo Diretor Executivo do HotelInvest Americas (saiba mais na Entrevista do Mês), Didier Bosc, irá acompanhar os trabalhos.
A expectativa é que, como subsidiária, a HotelInvest inicie uma nova fase de crescimento dinâmico, por meio da consolidação da sua carteira de ativos existentes, através de reformas, ampliações e reposicionamentos, de modo a expandir a sua rede com aquisições e a construções de hotéis e da implementação de uma estratégia assertiva de giro dos ativos.
Vale destacar que o projeto pretende proporcionar à AccorHotels um relevante espaço de manobra e maior flexibilidade financeira para implementar novas iniciativas, desenvolver novos produtos e serviços e, com isso, a chance de aproveitar as oportunidades de crescimento no turismo e nas esferas digitais que fortaleçam a competitividade do Grupo.