Aqui vai um segredo essencial para fazer uma boa caçarola de feijão paisa, pois para o sucesso de um prato é necessário utilizar produtos de boa qualidade, as técnicas corretas, e o mais importante: a paixão e amor que aplicamos no seu preparo.
1.A primeira coisa a fazer é deixar os feijões de molho da seguinte forma: juntar os feijões com 3 partes de água e acrescentar alhos esmagados. Deixe-os de molho de um dia para o outro.
2.Com os feijões depois do molho passamos a cozinhá-los (terminar de amolecê-los), em uma panela de pressão e junto com ele cozinhamos a cenoura e a cebola branca por no máximo 40 min.
3.Nesse ponto teremos feijões já cozidos e macios. Depois vamos engrossar os feijões, dissolvendo a cenoura e a cebola na mesma água na qual cozinhamos os feijões, e depois de dissolver a cenoura e a cebola as misturamos com os feijões.
4.Aqui vamos enriquecer os feijões com sabor na água, picando em “brounoise” o aipo, a cebolinha, o pimentão, o tomate e o pedaço de toucinho; a frigideira onde eles serão salteados deve ser pré-aquecida com manteiga; salteamos os ingredientes por 10 minutos deixando o toucinho dourar e cozinhar bem, salgamos, apimentamos e passamos a adicionar o hogao aos feijões, provamos e damos o toque final com sal e pimenta.
5.Continuamos com os demais complementos da nossa caçarola de feijão, que são: banana madura, ovos, toucinho (torresmo), chouriço e carne moída, condimentamos com tomate e cebola branca. Cortamos o toucinho e o chouriço em pequenos pedaços e os fritamos, cortamos a banana madura em fatias, fritamos os ovos, deixamos tudo mais duro ou macio ao gosto, e a carne moída é cozida com acréscimo de sal e pimenta.
Finalmente adicionamos coentro e servimos, decoramos com pedaços de abacate, batata palha, e acompanhamos tudo com arepas.