Edição 26 - maio/2016 - Entrevista do mês

Entrevista do mês: Arnaud Herrmann

Nesta edição do Heppa! Online, confira o
bate-papo com Arnaud Herrmann, VP Sustainable Development global.
Ele falou sobre a nova fase do Planet 21

Como você considera os resultados da temporada 2011-2015 do Planet 21 no mundo?

Globalmente, bons resultados. Cerca de dois terços dos 21 objetivos foram atingidos ou até mesmo ultrapassados. Isso também inclui nossos dois maiores programas dentro da área de CSR: o WATCH e o Plant for the Planet. E dentre os sete objetivos restantes que não conseguimos alcançar, cinco apresentaram uma melhora significativa (incluindo redução de água, energia e emissão de carbono).

A América do Sul teve números bastante representativos no Planet 21 e foi uma das melhores regiões do programa. Qual a sua opinião sobre isso?

Definitivamente, a América do Sul, e o Brasil em particular, estão entre os melhores países em relação aos resultados do Planet 21. Isso é resultado do compromisso de todos, do CEO ao estagiário, incluindo Gerentes Gerais e colaboradores da área de operação. Os resultados referentes ao Plant for the Planet e WATCH são particularmente incríveis e o envolvimento – e até mesmo o orgulho – dos hotéis é extremamente alto. Isso é algo que eu senti quando eu visitei no último ano a área de plantio da Serra da Canastra com as governantas e camareiras. Uma única preocupação para os próximos anos é reduzir ainda mais o consumo de água e energia, visto que o Brasil tem enfrentado grandes crises nessas áreas nos últimos anos.

Por que você escolheu o Brasil como o segundo país para lançar a nova fase do Planet 21? Como foi a experiência no País?

O primeiro lançamento, em âmbito global e corporativo, foi feito em Paris com o CEO global, Sébastien Bazin, e também com três membros do Comex. O Planet 21 tem um objetivo bem claro de abordar questões muito locais e precisa ser tratado em cada país. É importante ter também uma cerimônia de lançamento na região como o que aconteceu na região. Sempre tento apoiar ao máximo estes eventos. O Brasil é um país fortemente comprometido, por isso participar do lançamento do País foi muito importante para mim. Apesar de ser longe de Paris, foi importante mostrar que o compromisso da AccorHotels é global, mesmo que seja do outro lado do mundo, com uma cultura completamente diferente. E também porque eu aprecio muito o Brasil e sempre encontro pessoas extremamente amigáveis e otimistas. A cerimônia de lançamento da nova fase do Planet 21 no Brasil foi incrível. Eu fiquei bastante entusiasmado e tenho o desejo de continuar a melhorar ainda mais a performance da área de CSR.

O novo Planet 21 Acting Here acabou de ser lançado globalmente. Qual a sua expectativa para o programa? Quais são os principais desafios?

Nosso principal desafio é continuar a melhorar o nível do programa. Nós somos líderes na área de CSR, e queremos não só manter a liderança, mas também ser mais inovadores e tendenciosos nesta área. É uma questão de responsabilidade, mas também uma vantagem comercial: graças à área de CSR, estou convencido de que podemos ter mais performance e ser mais atraente. Os hotéis têm um grande papel a desempenhar neste desafio. “Acting Here”, nosso novo lema, começa em cada hotel e precisa de todos os colaboradores para ser engajado.

O que motivou a mudança dos pilares do novo Planet 21 Acting Here?

Na verdade, os tópicos que nós trabalhamos são mais ou menos os mesmos, mas nós queremos definir algo mais simples, ainda mais fácil de lembrar. Tenham em mente: o Planet 21 é agora organizado em torno de seis pilares: quatro pilares que têm como foco as pessoas que trabalham dentro da indústria hoteleira: colaboradores, clientes, parceiros e nossas comunidades locais e dois pilares que são prioridades para os próximos cinco anos: alimentos & bebidas e empreendimentos. Além disso, nós queríamos uma assinatura, assim como o Feel Welcome, uma pequena frase para resumir nossa força, nossa ambição e mentalidade. Eu acho que “Acting Here” é uma mensagem poderosa e muito clara.

Qual a importância da sustentabilidade para o negócio da AccorHotels? Como nós podemos nos tornar mais sustentáveis?

Nosso desafio é integrar a área de CSR em cada uma das áreas da AccorHotels: Compras, Design, Implantação, Marketing, Digital… Essa é a única maneira de termos uma abordagem consistente e eficiente, e nos tornarmos ainda mais sustentáveis. Todo mundo, onde quer que trabalhe, pode ser parte da história e agir em seu nível. Todos os passos contam, desde os pequenos até os grandes. No final, nós estaremos felizes e nos sentiremos bem, sabendo que vamos ter contribuído para impactos mais positivos.

Deixe uma mensagem para os colaboradores da AccorHotels da América do Sul.

O Planet 21 não é simplesmente um programa do Grupo. Ele não pertence a ninguém – a nenhum de nós – e o nosso desempenho será o resultado do nosso compromisso coletivo. Sei que a América do Sul é muito comprometida com a área de CSR e continuará a trabalhar fortemente com isso. Por isso, dou-lhes um desafio: surpreenda-me nos próximos anos! Por causa do excelente desempenho em torno dos nossos KPIs, mas também por causa de ideias e projetos brilhantes que vocês vão implementar, provando que podemos tornar o mundo mais positivo.

 

Entrevista do mês: Arnaud Herrmann

MAIS NESSA EDIÇÃO