Edição 52 - agosto/2018 - Acontece por Aqui

Destino das próximas férias: estágio na AccorHotels

Após a tradicional pergunta “O que você quer ser quando crescer?”, feita a todos nós quando ainda somos crianças, ingressar no mercado de trabalho é uma das etapas mais desafiantes para os jovens universitários, que veem o estágio como uma excelente oportunidade de exercitar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Pensando nisso e alinhado ao eixo estratégico “os colaboradores mais valorizados”, Mauricio Reis, gerente de Talento & Cultura dos hotéis midscale América do Sul, e o gerente de Operações responsável por Aberturas e Conversões e F&B midscale América do Sul, Carlos Bernardo, tiveram a ideia de abrir as portas da AccorHotels para os alunos dos campus Mooca e Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, localizados na cidade de São Paulo.

“Com o apoio da equipe de Operações, foi desenvolvida a primeira edição do Programa de Estágio de Férias, que oferece a universitários a oportunidade de conhecer as rotinas administrativas e operacionais da companhia, que há 21 anos é eleita no Brasil a melhor empresa do ramo hoteleiro para se trabalhar, segundo o ranking elaborado pelo Great Place to Work (GPTW)”, explica Marcia Leite Melo, coordenadora de Talento & Cultura para as marcas midscale. Clique aqui e leia mais sobre o GPTW nesta edição.

Para participar, cada estudante interessado gravou um vídeo, com duração de um minuto e meio, se apresentando, explicando porque escolheram estudar Hotelaria, Turismo ou Eventos e dizendo qual a motivação para fazer o estágio de férias. A equipe de Talento & Cultura recebeu mais de 20 inscrições e nove candidatos foram selecionados, sendo cinco estudantes de Turismo, três da área de Eventos e um de Hotelaria. Ao longo do mês de julho, eles conheceram e vivenciaram a rotina dos hotéis Golden Tulip Salvador, Adagio Aparthotel Salvador, Mercure Salvador Pituba, Mercure Salvador Boulevard, Golden Tulip Belém, Novotel Itu, o combo Mercure Ribeirão Preto e ibis Styles Ribeirão Preto, Adagio Aparthotel Jundiaí e o combo Novotel Sorocaba e ibis budget Sorocaba.

“Até participar do programa de estágio oferecido pela AccorHotels, eu não imaginava quantas áreas eram necessárias para formar um hotel. E o melhor: tive a oportunidade de conhecê-las e praticar o que eu aprendi na faculdade”, comenta Thamires Lima Gomes, estudante do quarto ano do curso de Eventos, que realizou seu estágio no combo Adagio Aparthotel e ibis budget Jundiaí. “Outro ponto que me chamou atenção foi o trabalho em equipe. Os colaboradores são responsáveis por fazer a ‘engrenagem’ dar certo. Agradeço pela hospitalidade e acolhimento de todos”, ressalta.

Ao fim do estágio, os alunos apresentaram um plano de ação sugerindo melhorias em inovação e atendimento para os hotéis. “Para receber a Thamires, preparamos um cronograma de atividades que permitiu que ela vivenciasse a rotina das áreas dos hotéis, ao lado dos líderes e dos colaboradores. A equipe ficou muito satisfeita com a experiência, pois a estagiária mostrou iniciativa e proatividade. Foi uma ótima troca de conhecimento”, afirma Erich Biller, gerente geral do combo Adagio Aparthotel e ibis budget Jundiaí.

 

Destino das próximas férias: estágio na AccorHotels

MAIS NESSA EDIÇÃO