Edição 40 - Julho/2017 - Acontece por Aqui

Contribuindo para o empreendedorismo na floresta

Em uma ação inédita realizada pela AccorHotels, empreendedores de uma comunidade ribeirinha do estado do Amazonas tiveram a oportunidade de participar de capacitações para aperfeiçoar as suas qualificações profissionais, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades onde vivem.

A iniciativa foi idealizada pelo ibis Manaus Aeroporto em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). A equipe do hotel visitou a região do Rio Negro para conhecer o turismo comunitário e estruturou um treinamento para os produtores, que foi realizado na própria unidade. “Recebemos 12 pessoas e compartilhamos, durante três dias, muitas experiências das áreas de Governança e Atendimento, colaborando, assim, com o desenvolvimento das comunidades ribeirinhas”, comenta Daniel Betiol, gerente geral do ibis Manaus Aeroporto.

E a proatividade do hotel não parou por aí: para fomentar a economia local e oferecer aos hóspedes a oportunidade de conhecer o trabalho feito pelos produtores, a unidade montou o “Jirau e produtos”, uma estrutura para expor e comercializar os itens dos empreendedores dentro do hotel, sendo que a verba arrecadada será repassada para os produtores.

No encerramento da visita e na inauguração do Jirau, os alimentos do buffet oferecido aos convidados e hóspedes da unidade foram totalmente produzidos pelos ribeirinhos, com o acompanhamento dos cozinheiros do hotel. “É muito gratificante para nós participar desse processo de empoderamento local”, finaliza Betiol.

A parceria da FAS com a AccorHotels começou em 2016 e está relacionada ao programa de sustentabilidade Planet 21, cujo um dos pilares é o relacionamento dos hotéis com as comunidades locais. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento do turismo de base comunitária.

 

Contribuindo para o empreendedorismo na floresta

MAIS NESSA EDIÇÃO