Edição 28 – Julho/2016 - Dicas

Alimentação saudável também no inverno

Quando a temperatura diminui e faz aquele friozinho, aumenta a preguiça para a prática esportiva e a vontade de comer refeições quentes e cremosas, que possuem maior densidade calórica.  Mas, para que o ponteiro da balança não aumente no fim da temporada mais fria do ano, veja dicas para se alimentar bem e controlar o peso no inverno, seguindo o pilar Alimentação do VIVAH – o programa de bem-estar da AccorHotels.

  • Se não tem vontade de comer saladas, substitua por hortaliças (verduras e legumes) cozidas, assadas, grelhadas, refogadas com pouquíssimo azeite virgem ou na forma de purê;
  • Atenção ao tamanho das porções, prato de restaurante a quilo é maior que o usual e dá falsa aparência de vazio. Preencha metade com verduras e legumes, além de terem poucas calorias, são excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras.
  • Substitua o jantar por sopas, mas cuidado no preparo, não acrescentando carnes gordas (linguiça, paio, bacon, costela), queijos gordos ou creme de leite. Acrescente proteína animal ou vegetal.
  • Massas não são proibidas, mas dê preferência às integrais, sem recheio e com molho de tomate. Se utilizar como acompanhamento no lugar do arroz e feijão, coma em menor quantidade, acompanhando proteínas magras como atum, frango, carne moída ou peixe/camarão. Evite molho branco, molho de queijo e adição de queijo ralado.
  • Atenção à hidratação! Nos dias mais frios reduz-se muito a sensação de sede, mas tente ingerir 40 ml de água/kg de peso por dia (mulher de 60kg, por exemplo, beba 2400ml / homem de 80kg, beba 3200ml). Durante os treinos, lembre-se de beber de 400 a 800 ml de água/hora de atividade ou 150 ml a 200ml a cada 15 minutos.
  • Não deixe de praticar exercício físico. Lembre-se que, às vezes, é difícil sair de casa, mas depois a sensação de bem-estar e “meta cumprida” é revigorante e motivadora. Se não consegue treinar ao ar livre ou praticar modalidades na água, troque a atividade, mas não deixe de se exercitar.

 

Alimentação saudável também no inverno

MAIS NESSA EDIÇÃO