Edição 26 - maio/2016 - Dicas

Saiba como se prevenir contra a gripe H1N1

Saúde é um dos pilares do VIVAH, o Programa de Qualidade de Vida da AccorHotels. E uma das propostas da empresa nesse sentido é alertar os colaboradores sobre a prevenção de doenças.

A gripe H1N1, ou influenza A, é uma das grandes preocupações dos brasileiros, atualmente. Até o mês de abril, foram registradas 71 mortes no País – fato que levou a população a acabar com os estoques dos principais medicamentos nas farmácias e buscar pela vacina contra a doença. De acordo com especialistas, houve uma antecipação da temporada de gripe no Brasil, o esperado seria ter o pico de casos no mês de julho.

Para se proteger contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, o Center Deseases Control (CDC), principal instituto nacional de saúde pública dos Estados Unidos, recomenda:

  • Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
  • Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
  • Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
  • Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
  • Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
  • Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;
  • Procurar assistência médica, se o doente pertence a um grupo de risco e se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus H1N1 da influenza tipo A. Nos outros casos, permanecer em repouso e tomar bastante líquido para garantir a boa hidratação.

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

 

Fontes:

www.drauziovarella.com.br

www.g1.globo.com/bemestar

 

Saiba como se prevenir contra a gripe H1N1

MAIS NESSA EDIÇÃO