Edição 61 - maio/2019 -

Vamos falar sobre diversidade e combate à LGBTfobia?

Para celebrar o Dia Internacional da Luta contra a LGBTfobia, a Accor realizou em 14 de maio, em sua Sede no Brasil, um grande evento para discutir a diversidade e para mostrar o enorme potencial turístico dos clientes LGBTI+. Com decoração e guloseimas inspiradas nas cores da bandeira LGBT, o evento reuniu lideranças LGBTI+, executivos de várias empresas e instituições ligadas à diversidade e colaboradores da Accor. E contou com a participação da Tchaka, uma das drag queens mais conhecidas do Brasil!

Para falar de desafios e oportunidades relacionadas à diversidade, o encontro contou com dois painéis de discussão. O primeiro – mediado por Ricardo Sales, consultor e especialista em inclusão, gênero e sexualidade –,  trouxe para o palco dois nomes de expressão na comunidade LGBT: a primeira executiva trans do Brasil, Danielle Torres, e o ativista João Silvério Trevisan, pioneiro do movimento LGBT no país. O objetivo foi discutir a inclusão no mercado de trabalho. Na ocasião, Danielle contou detalhes da sua história de vida, o que emocionou e provocou aplausos no auditório. João Silvério Trevisan relembrou os primeiros movimentos da luta LGBT, registrados no livro de sua autoria, Devassos no Paraíso.

O segundo painel tratou sobre “Como o público LGBTI+ impulsiona o turismo e como este está se preparando para esta demanda”. Para se ter ideia, anualmente, o viajante LGBT movimenta mais de US$ 220 bilhões em turismo no mundo e a hotelaria deve estar preparada para acolher esse público. A discussão foi intermediada pelo embaixador LGBTI da Accor, Raul Almeida, e teve como painelistas Juliana Bueno, gerente geral do Hotel Belas Artes São Paulo by Accor, o blogueiro Rafael Leick do ViajaBi e o coordenador de Turismo LGBTQ Brasil na International Gay and Lesbian Association, Clovis Casemiro.

O CEO Accor América do Sul, Patrick Mendes, abriu o evento enfatizando: “Empresas em que a diversidade é reconhecida têm colaboradores mais engajados. Ter pessoas com opiniões e opções diferentes, pessoas genuínas, cada um com sua singularidade, melhora a experiência dos nossos clientes”.

“Tanto em nossos hotéis como na Sede, promovemos e incentivamos a presença de todos os representantes da sociedade, pois somos uma empresa aberta e diversa e refletimos o nosso público.  Por isso, nos empenhamos, ao lado dos representantes do público LGBTI+, em promover a inclusão de todos os gêneros na sociedade e também esclarecer tantas dúvidas que às vezes são o embrião da discriminação”, afirma Antonietta Varlese, VP de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Accor América do Sul. 

Opinião de quem entende do assunto

“Esse evento promovido pela Accor nos enche de energia, porque vemos uma empresa disposta a avançar com o tema diversidade no ambiente organizacional. O encontro traz reflexões sobre como podemos adotar novas atitudes e comportamentos. E como uma empresa pode mudar políticas e conceitos para se tornar mais inclusiva e acolhedora para todos. Isso é importante do ponto de vista ético, acima de tudo, e também tem enorme relevância para os negócios. Companhias inclusivas alcançam melhores resultados. Empresas, como a Accor, que se posicionam desse modo, certamente conseguem atrair mais clientes para a sua rede. Diversidade significa, também, melhores negócios.”

Ricardo Sales, consultor e especialista em inclusão, gênero e sexualidade

“Quando uma empresa reconhece a presença da comunidade LGBT na sociedade, e mais, passa a aceitá-la em sua própria estrutura, significa que a democracia está tendo uma grande conquista. Primeiro, no sentido de que as organizações estão desenvolvendo uma consciência social fundamental. Segundo, porque estão integrando cidadãos e cidadãs que fazem parte dessa democracia. O encontro realizado pela Accor é, sobretudo, um movimento democrático da maior importância. Não se trata apenas de trabalhar com a comunidade LGBTI mas, também, de incentivar o crescimento de uma nação livre e verdadeira.”

João Silvério Trevisan, ativista e pioneiro do movimento LGBT no Brasil 

“Acredito que todas as preconcepções que temos sobre algo, ou alguém, surgem da falta de diálogo. De forma geral, não estamos acostumados a falar de diversidade ou, mais especificamente, do universo trans. Deparar-se com uma pessoa trans pela primeira vez pode gerar uma série de reações (nem sempre positivas). Mas quando há discussão e reflexão prévia, conseguimos chegar mais rápido ao ponto: pessoas trans são pessoas normais. Organizações como a Accor, que se propõem a falar abertamente sobre o assunto e a viver a diversidade no dia a dia, certamente estão na vanguarda. Sou cliente da Accor e sei que, toda vez que entrar em seus hotéis, vou receber um excelente atendimento. Porque isso já está sendo vivenciado na empresa. Houve diálogo com os colaboradores. É preciso, cada vez mais, dialogar e tratar o tema com normalidade.”

Danielle Torres, sócia diretora da KPMG Brasil e primeira executiva trans do Brasil 

Eu estava lá! 

“O evento foi engrandecedor! É a partir da diversidade, tema que a Accor trabalha tão intensamente, que se consegue um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo para todos.” Lucas Santana, Pullman SP Vila Olímpia

“O evento levantou questionamentos reais que ainda são tabus para muitas pessoas. Foi lindo estar aqui e poder ver de perto como a Accor está defendendo a bandeira da diversidade e trabalhando esse tema em seus hotéis.”

Eliezer Silveira, do GAMES, grupo de debate sobre diversidade

“É a segunda vez que venho a esse evento da Accor e, ano a ano, percebemos a evolução no sentido do acolhimento ao público LGBT – cidadãos que, cada vez mais, estão sendo encorajados a dizer quem são, sem sentir tanto medo. Além de toda a reflexão que o evento nos leva a fazer, também é uma boa forma de se atualizar e se conectar com o esse público tão diverso.”

Abigail Santos, coordenadora LGBT da Prefeitura de São Paulo 

Uma empresa para todos – Comprometida com o tema da diversidade, a Accor realizou, em maio, um recrutamento exclusivo para o público trans. Também é apoiadora oficial da Parada do Orgulho LGBT, que será realizada em 23 de junho, na cidade São Paulo.

Uma empresa para todos – Comprometida com o tema da diversidade, a Accor realizou, em maio, um recrutamento exclusivo para o público trans. Também é apoiadora oficial da Parada do Orgulho LGBT, que será realizada em 23 de junho, na cidade São Paulo.

 

MAIS NESSA EDIÇÃO