Colaboradores de toda América do Sul participaram, entre 12 e 16 de dezembro, do evento que incentiva a prática da solidariedade e reafirma o papel da AccorHotels como empresa-cidadã responsável com as questões sociais
Na região, a Solidarity Week, ação global que faz parte do projeto Solidarity AccorHotels, teve como marco inicial a entrega dos cheques simbólicos para as ONGs assistidas pela empresa, e com a apresentação dos projetos sociais aos colaboradores. “Essa é uma ótima oportunidade para prestigiar as novas ONGs que tiveram projetos aprovados e celebrar a solidariedade. Nossa região foi uma das que mais recebeu doações em 2016”, destaca Antonietta Varlese, VP Comunicação Corporativa & CSR América do Sul, durante a abertura realizada na Sede, em São Paulo.
Em 2016, as instituições Casa Geração, do Rio de Janeiro, Arca do Saber, de São Paulo, e Humbiumbi, de Belo Horizonte, tiveram seus projetos aprovados pelo Comitê Global que avalia e aprova as iniciativas. Emocionados, os responsáveis pelas ONGs comemoraram a doação. “A Solidarity AccorHotels vai financiar o nosso mais novo projeto de formação profissional de capacitação em hotelaria para jovens da Vila Prudente, bairro da zona leste da capital paulista”, explica Camille Kirn, da Arca do Saber.
Desde 2008, o Solidarity AccorHotels oferece assistência técnica e financeira às iniciativas sociais desenvolvidas ou apoiadas pelos colaboradores e, só na região, já beneficiou 9.000 pessoas. Em 2016, oito ONGs foram apoiadas com um valor total de €103.000. Os projetos capacitaram mais de 500 pessoas, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, para inserção no mercado de trabalho. As entidades abrangem diferentes setores, como hotelaria, artesanato, gastronomia e moda. São elas: Aliança de Misericórdia, Arca do Saber, Casa Geração, Centro Social Menino Jesus, Humbiumbi, IA3 e Unibes, no Brasil; e ONG Fundação Forge, no Peru.
Durante os três dias da Solidarity Week, os hotéis se envolveram em algum tipo de intervenção solidária. “Além das iniciativas na Sede, como palestras, apresentação de coral, bazar, salão de beleza solidário e oficina de minihorta em garrafa PET, as unidades também se mobilizaram em atividades como, por exemplo, doações de alimentos”, explica Marcela Cerda, Coordenadora de Comunicação Interna e CSR.
Com o apoio das crianças
Neste ano, uma novidade tornou a Solidarity Week ainda melhor: os filhos dos colaboradores puderam participar do evento. A ideia de envolver a família partiu das próprias equipes. Entre as atividades realizadas, as crianças aprenderam brincando sobre a importância de ser solidário, por meio da palestra da ONG Fábrica de Heróis. “Eu amei a brincadeira com o Capitão América. Tem muita gente que está sofrendo e precisa de ajuda”, conclui Enzo Ramalho, 7 anos, filho de Keila Ramalho, da área de Talento & Cultura, em referência a um dos super-heróis representados pela ONG.
A participação em família não parou por aí. Colaboradores e filhos puderam entregar pessoalmente a sacolinha de Natal para seus apadrinhados no Centro de Apoio à Criança Carente Com Câncer – Cândida Bermejo Camargo. Nomes de crianças e idosos carentes foram pendurados na árvore de Natal da Sede, e cada colaborador escolheu um para presentear. “Escolhi uma senhora de 57 anos e, junto com minha filha, levei o presente que compramos. Desde quando ela tinha três anos de idade, fazemos ações solidárias conjuntas”, declara Ana Mathias, Coordenadora de Talento & Cultura.
Assista ao vídeo com os principais momentos das atividades da Solidarity Week.



















