Edição 65 - Outubro/2019 - Acontece por Aqui

Refugiados começam uma nova vida com o apoio do Novotel Itu

O Brasil é um dos principais destinos dos venezuelanos que migram para outros países à procura de trabalho e de melhores condições para viver, devido à realidade política, social e econômica da Venezuela. E alguns desses refugiados estão tendo a oportunidade de recomeçar suas vidas em terras brasileiras com o apoio do Novotel Itu Golf & Resorts.

Desde o início do ano, a unidade está empenhada em contratar pessoas em situação de refúgio para o seu quadro de colaboradores. Até o momento, 15 venezuelanos e dois haitianos estão trabalhando no hotel nas áreas de Governança, Cozinha, Restaurante e Manutenção. “Apesar de não terem experiência anterior, eles são muito dispostos a aprender e bastante agradecidos pela oportunidade de trabalho que estão tendo, pois é por meio do trabalho que estão reconstruindo a vida e proporcionando novas perspectivas aos seus familiares”, explica Kauana Miranda, coordenadora de Talento & Cultura da unidade.

Quando surgiu a ideia de oferecer trabalho para os refugiados, Kauana se reuniu com colaboradores de unidades de São Paulo que já são referência nessa modalidade de contratação. Depois de fazer contato com muita gente para saber como colocar em prática a iniciativa, chegou até Alba, uma refugiada venezuelana, que vive na cidade de Campinas, e que é uma das organizadoras do Centro de Refugiados de Roraima – estado que faz fronteira com a Venezuela e é a porta de entrada dos venezuelanos para o Brasil.

“Alba foi a peça-chave para o desenvolvimento de ideias, objetivos e necessidades. Nos ajudou fazendo a pré-seleção dos interessados em vir trabalhar em Itu, deu apoio durante as entrevistas que fizemos via WhatsApp com os candidatos e conseguiu parceria com uma companhia aérea que doou as passagens para os selecionados virem para Campinas”, conta Kauana.

Outros parceiros também abraçaram a causa do hotel e se dispuseram a facilitar o acolhimento dos refugiados no interior de São Paulo. A moradia foi oferecida pela ONG Crescimento Limpo, que trabalha com a reintegração de pessoas em situação de rua e dependentes químicos. Alimentação e roupas foram doados pela ONG Fraternidade sem Fronteiras, que ampara crianças e jovens em situação de vulnerabilidade ou risco social. De acordo com Kauana, a maioria dos refugiados ainda vive na ONG, porém alguns já conseguiram alugar um imóvel com o salário que recebem.

E tão bom quanto esse acolhimento que os refugiados encontraram na cidade foi o apoio e a recepção que eles tiveram dos cerca de 200 colaboradores do Novotel Itu, que foram comunicados sobre a vinda dos novos colaboradores durante uma reunião geral e ficaram ansiosos pela chegada.

“A energia dos venezuelanos contagiou todos nós. Percebemos que os colaboradores estão mais unidos e passaram a valorizar ainda mais o trabalho que têm. A proximidade com os refugiados abriu o olhar de muitos para a realidade do ‘mundo lá fora’. Estamos felizes com os resultados que estamos colhendo e o nosso desejo é continuar oferecendo novas oportunidades para essas pessoas que precisam recomeçar suas vidas”, finaliza Kauana.

 

MAIS NESSA EDIÇÃO