Edição 62 - junho/2019 - Acontece por Aqui

Reaproveitar alimentos é valorizar o meio ambiente. Saiba por quê!

Quem visita o Mercure Goiânia e o Mercure Maceió Pajuçara, e teve a oportunidade de fazer um belo café da manhã nessas unidades, já deve ter provado as deliciosas geleias e compotas preparadas com frutas e vegetais que, se não fossem utilizadas nessas receitas, teriam sido desperdiçados. Isso mesmo!

Alinhados aos compromissos da nossa nova carta de alimentação saudável e sustentável, esses hotéis e muitos outros aqui da região desenvolvem ações para proporcionar uma experiência positiva e transformadora para a sociedade. Como o reaproveitamento de sobras de alimentos nos pratos que formam o menu dos restaurantes, para atender ao compromisso de reduzir em 30% os resíduos alimentares.

Um bom exemplo é o Sofitel Buenos Aires Recoleta, onde os colaboradores tiveram a iniciativa de apoiar o Proyecto Plato Lleno, que doa o excedente de alimento que seria desperdiçado para restaurantes que atendem pessoas em vulnerabilidade social.

Durante o mês de junho, o tema da Alimentação Saudável e Sustentável foi trabalhado pela companhia em toda a região, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A iniciativa faz parte do Planet 21, o Programa de Desenvolvimento Sustentável global da Accor, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

A Accor entende o seu papel como agente de mudança positiva na sociedade para fomentar novos comportamentos naqueles que passam por seus hotéis e restaurantes, conforme afirma Antonietta Varlese, vice-presidente de Comunicação e Responsabilidade Social Accor América do Sul. “A Responsabilidade Social Corporativa é um fator essencial para a Accor fortalecer o seu desempenho e envolver as pessoas em prol de iniciativas que beneficiam a todos nós e o planeta. Portanto, uma alimentação saudável e sustentável é um compromisso da rede para proporcionar uma experiência positiva aos clientes e garantir um legado para gerações futuras”.

Outro exemplo de ação realizada pelos hotéis que está alinhada à busca de uma alimentação saudável e sustentável é o cultivo de hortas orgânicas, que fornecem itens para as refeições, como é o caso do Hotel Santa Teresa RJ MGallery, Adagio Aparthotel Jundiaí Shopping , Novotel Santiago Vitacura, Mercure Iguazú e do Novotel SP Jaraguá Conventions. A horta do Sofitel La Reserva Cardales fornece as frutas e legumes que são utilizados na preparação dos pratos servidos nos hotéis.

Além disso, a valorização da gastronomia local faz parte da proposta de uma experiência sustentável, assim como a preferência por fornecedores locais. O Swissôtel Lima lançou uma campanha nas redes sociais chamada “Sabores de la tierra”, que mostra a preparação de pratos com insumos orgânicos e outros itens oriundos da Amazônia. “Dessa forma, reduzimos a nossa pegada ambiental devido à menor emissão de gás carbônico no transporte de alimentos e também na redução do desperdício de alimentos, uma vez que, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura, 54% dos alimentos são perdidos nas fases de produção, armazenamento e transporte”, acrescenta Antonietta.

Os compromissos da nova carta de alimentação saudável e sustentável

1) Reduzir resíduos alimentares em 30%.

2) Privilegiar produtores locais e produtos de época.

3) Ampliar a oferta de produtos biológicos e apoiar a agroecologia.

4) Privilegiar fornecedores que tenham compromissos relacionados com o bem-estar animal.

5) Banir consumo de espécies de peixes ameaçadas e promover a pesca responsável.

6) Eliminar plásticos descartáveis.

7) Eliminar aditivos controversos e eliminar gorduras e açúcares.

8) Propor o consumo de café ou chá produzidos de forma responsável.

9) Responder às diferentes necessidades alimentares.

 

MAIS NESSA EDIÇÃO