Edição 54 - outubro/2018 -

Quando o assunto é desperdício de comida,
menos é mais!

Você come todo o alimento que coloca no seu prato? Já parou para pensar no fim que é dado para os restos de comida das refeições? Na correria do dia a dia, muitas vezes não refletimos sobre essas questões, que são essenciais para evitar o desperdício de alimento em qualquer lugar do mundo.

Engajado em cumprir as metas estipuladas pelo programa Food Waste (clique aqui e leia mais sobre o tema nesta edição do Heppa!), o Novotel RJ Botafogo, que faz parte do Clube de Sinergia Rio Maravilha, está conquistando resultados positivos com as iniciativas que vem realizando para diminuir o desperdício de alimentos na unidade. O sucesso das ações é tão grande que o case do hotel foi apresentado durante a F&B Academy, realizada em outubro.

“Nosso trabalho foi construído em equipe, e se estamos conquistando bons resultados, é devido ao comprometimento e à conscientização de cada colaborador que pegou para si a causa da redução do desperdício de alimentos. Estamos orgulhosos!”, destaca Lizandra Nunes, gerente geral do combo Novotel e ibis budget RJ Botafogo.

Durante 14 dias, a unidade pesou as sobras de alimentos do café da manhã. A meia tonelada de alimentos desperdiçados nesse período impressionou os colaboradores das equipes de A&B. “Realizamos workshops para conscientizá-los sobre a importância de evitar tanto desperdício e para que sugerissem ideias de ações que poderiam ser praticadas para reaproveitarmos os restos de alimentos no café da manhã”, explica Lizandra.

A partir daí, bolos e geleias passaram a ser feitas com cascas de frutas, a folha da couve deixou de ir para o lixo e foi parar em uma receita saudável, os alimentos passaram a ser repostos em recipientes menores e em menor quantidade conforme o horário do café, restos de alimentos foram destinado à composteira, entre outras práticas adotadas pela equipe.

Depois de 40 dias seguindo à risca essa rotina, uma nova contagem foi feita das sobras dos alimentos e o resultado foi surpreendente: com a conscientização e o trabalho da equipe, houve redução de 70% no desperdício de comida e “somente” 174 quilos de alimentos foram desperdiçados no período.

“O maior desafio foi transformar as ideias em hábitos diários e enxergar todo o potencial do alimento que está sendo manipulado. É um trabalho que requer dedicação e tempo para o desenvolvimento das equipes”, destaca a gerente.

A expectativa é que as ideias sejam implantadas no ibis budget RJ Botafogo até janeiro de 2019 e gradativamente nos demais hotéis que fazem parte do Clube de Sinergia Rio Maravilha.

 

Quando o assunto é desperdício de comida,<br> menos é mais!

MAIS NESSA EDIÇÃO