Edição 60 - abril/2019 -

Quando a união de hotéis faz a força para a hotelaria e o turismo

Uma boa prática realizada por hotéis que fazem parte do Clube de Sinergia La Belle Catarina, localizados na Grande Florianópolis, no estado de Santa Catarina, merece ser compartilhada!

Com o objetivo de tornar ainda mais forte a atividade turística em Florianópolis, atrair mais negócios para os hotéis da região central da cidade e também fortalecer o destino nacional e internacionalmente, conhecido na região do Sul do Brasil por suas belas praias, cinco unidades Accor se uniram a outros empreendimentos concorrentes e criaram um núcleo na ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis). Quinzenalmente, os hotéis participantes se reúnem para desenvolverem ações de fortalecimento do trade, negociações coletivas com fornecedores, e até treinamentos em conjunto.

De acordo com Leandro Jesus, gerente geral do Mercure Florianópolis Centro e coordenador do Clube La Belle Catarina, a iniciativa tem sido positiva também para alavancar as hospedagens nas unidades participantes. Parcerias tem sido estabelecidas a partir da aproximação do grupo com associações e entidades do setor. Um exemplo foi a definição de estratégias de vendas com a Apino Turismo, agência oficial do evento de tecnologia RD Summit, que reuniu oito mil pessoas, em cinco dias, em novembro de 2018.

“Houve a conscientização dos gerentes dos hotéis em praticar tarifas ao público de acordo com o padrão de hotel. Dessa forma, o resultado em receita é melhor e a diária média dos hotéis também sobe. Outro exemplo foi o shuttle de verão, que fez com que os clientes que costumavam se hospedar nas praias optassem por se hospedar no centro da cidade, por contarem com transfer gratuito durante a temporada”, explica.

Uma série de ações já estão programadas para acontecer ao longo de 2019. Destaque para a participação e apoio do núcleo no projeto Destino Floripa, idealizado pelo FCVB (Floripa e Região Convention & Visitors Bureau), apoiado e patrocinado pela PMF – Prefeitura Municipal de Florianópolis, em que os hotéis do núcleo se beneficiarão participando de todas as ações com custo reduzido, são elas: FIT (Feira Internacional de Turismo em Buenos Aires), FIT Par (Feira Internacional de Turismo no Paraguai), Feira EBS, Speed Meeting, Agrishow, Procap, entre outras.

 

MAIS NESSA EDIÇÃO