Um novo momento, com novas metas e desafios. As novas diretrizes do Planet 21 foram lançadas na região, em 18 de abril, em evento realizado na Sede, em São Paulo. Essa foi a primeira apresentação feita após o lançamento global, na França. Em sua segunda temporada, o programa volta repaginado, com nova identidade e nome, Planet 21 – Acting Here, além de objetivos traçados para serem alcançados pelos hotéis até 2020.
Patrick Mendes, CEO AccorHotels América do Sul, abriu a apresentação agradecendo a presença de colaboradores, executivos, investidores, ONGs, jornalistas e parceiros, e ressaltou a importância do Planet 21 para o negócio. “O programa é fundamental, pois faz parte da nossa estratégia e está relacionado com os nossos eixos estratégicos”, destaca.
Logo após, foi a vez do VP global de Desenvolvimento Sustentável, Arnaud Herrmann, apresentar os principais resultados conquistados pela no período de 2011 a 2015, durante a primeira fase do programa, tanto na América do Sul quanto no âmbito global. “Estou impressionado com as ações realizadas por todos vocês. São iniciativas próprias, que partem dos hotéis. Vocês devem sentir orgulho por todas as realizações. Agradeço, também, pelo engajamento da equipe de CSR da região, liderada por Antonietta Varlese”, declara Arnaud.
No evento, aproximadamente 300 colaboradores participaram da atividade referente ao Planet 21 Day, na qual os participantes foram convidados para uma jornada especial focada em um dos pilares da nova temporada novo Planet 21: zero desperdício de alimentos e alimentos saudáveis e sustentáveis. “Esse pilar é realmente importante para nossa região e também um grande desafio, tanto que nós também estamos trabalhando com esse tema no VIVAH, nosso Programa de Qualidade de Vida”, diz Antonietta Varlese, VP Comunicação Corporativa & CSR América do Sul.
Na jornada havia sete estações, todas lideradas por nutricionistas que explicavam como escolher um alimento saudável e sustentável. Os colaboradores também puderam checar o peso e a gordura corporal, tirar fotos e baixar um aplicativo sobre o assunto. A sétima estação era uma árvore, na qual eles podiam pendurar uma tag relacionada com o tema “Meu impacto positivo local”. No final, todos que visitaram ao menos três estações participaram de um sorteio. O principal vencedor ganhou uma bicicleta.
Uma nova e ousada visão
Foi com base em três estudos sobre a pegada socioeconômica, tendências dos clientes e pegada ambiental da AccorHotels, e em ensinamentos adquiridos nos últimos cinco anos por meio do programa, que foram desenvolvidas as metas para 2020. A partir disso, foi elaborada uma nova e mais ousada visão da responsabilidade da companhia: “Orientar a mudança em relação à hospitalidade positiva em qualquer lugar que nós estamos”.
O novo Planet 21 está estruturado em seis pilares, sendo quatro áreas-foco estratégicas, dedicadas aos públicos com os quais a AccorHotels se relaciona, Colaboradores, Clientes, Parceiros e Comunidades Locais, e duas áreas-foco consideradas os principais desafios para os próximos cinco anos: Alimentos & Bebidas e Empreendimentos. O hotel está no centro de todos os pilares.


















































