Edição 47 - março/2018 -

O “T”, de LGBT+, em pauta

Conscientizar e gerar debates sobre travestis, mulheres e homens transexuais no mundo corporativo. Foi esse o tema da Reunião Técnica realizada em 28 de março pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, do qual a AccorHotels é membro desde fevereiro de 2017, sendo a primeira empresa hoteleira a assinar sua Carta de Adesão, que inclui 10 compromissos que buscam o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBT+ no ambiente empresarial e na sociedade.

O encontro, com foco em gestão de pessoas, teve como objetivo o esclarecimento de dúvidas, o estabelecimento de parâmetros e a definição de recomendações sobre os Ts (travestis e transexuais) no sistema organizacional. A agenda do evento contou com diversas discussões, com a participação de especialistas no assunto, sobre os termos e significados relacionados à orientação e identidade sexual, como divulgar a postura da empresa sobre a admissão de pessoas T com adição efetiva de valor e como as empresas devem agir quanto a questões como banheiros e vestiários com demarcações de feminino e masculino, por exemplo.

Com 50 empresas signatárias, dentre elas grandes companhias como Google e Coca-Cola Brasil, o Fórum visa a mobilização social, a disseminação de conhecimento e a articulação institucional, por meio de eventos e momentos de conversa, como a Reunião Técnica.

Transexuais serão bem-vindos nas Forças Armadas

Uma recomendação divulgada pelo Ministério Público Federal (MPF) em janeiro deste ano afirma que a transexualidade não deve ser impedimento para o ingresso nas Forças Armadas Brasileiras. Outra novidade é que também devem ter início programas de reabilitação ou de transferência de militares transexuais, caso exerçam originalmente funções que não podem ser ocupadas por mulheres e tenham alterado o gênero masculino para o feminino. A ação é resultado de um inquérito civil instaurado em 2014 para apurar possíveis violações aos direitos humanos nas Forças Armadas Brasileiras.

Fonte: Huffpost Brasil

Conheça o Destination Pride, o guia LGBT+ de viagem

Criado pela organização não governamental canadense PFLAG, em conjunto com a agência de publicidade FCB/SIX, o site pretende ser uma ferramenta que classifica lugares ao redor do mundo de acordo com suas políticas pró-LGBT+. O intuito é ajudar as pessoas a fazer escolhas mais seguras e conscientes quanto a seu destino de viagem. Quer conferir? Clique aqui.

Fonte: Huffpost Brasil

Documentário brasileiro sobre MC transexual é reconhecido no Festival de Berlim 2018

Bixa Travesty, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman, levou o prêmio de Melhor Documentário no renomado festival alemão. O filme apresenta a trajetória e desenvolvimento da carreira musical da artista Linn da Quebrada, nascida na zona leste de São Paulo, e que se declara “bixa travesti”.

Fonte: Huffpost Brasil

#Oscars90 foi a premiação da diversidade

Após décadas de maiorias, a edição deste ano da premiação cinematográfica mais prestigiada do globo ouviu as necessidades do mundo moderno e reconheceu a diversidade e as minorias. Repleta de discursos políticos e momentos de reflexão, a cerimônia contou com “Mulher Fantástica”, filme chileno estrelado por uma mulher transexual, sendo reconhecido como Melhor Filme Estrangeiro, um verdadeiro marco para a cinematografia e para a comunidade LGBT+. Outros pontos altos da cerimônia foram o reconhecimento do romance gay “Me Chame Pelo Seu Nome”, na categoria Melhor Roteiro Adaptado, e a premiação de Jordan Peele, o primeiro roteirista negro a receber um Oscar, na categoria de Melhor Roteiro Original.

Fonte: Catraca Livre

 

O “T”, de LGBT+, em pauta

MAIS NESSA EDIÇÃO