Edição 64 - Setembro/2019 - Destaque

Estes são os hotéis carbono zero na COP25 no Chile

Os representantes da COP25, a 25ª conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que chegarem ao Chile terão acesso a uma oferta hoteleira neutra em emissões, uma vez que seis hotéis de destaque por seu compromisso e práticas de sustentabilidade se juntaram nesta terça-feira, dia 30 de julho ao “Hotéis Carbono Zero 2019”, projeto que medirá e neutralizará sua pegada de carbono anual.

Quatro hotéis da cadeia Accor (Novotel Santiago Providencia, Pullman Santiago Vitacura, Novotel Santiago Las Condes e Pullman Santiago El Bosque), além do hotel Plaza San Francisco e do Hotel Santiago (Mandarin Oriental Hotel Group) decidiram se juntar a esta iniciativa assessorada por “For the Planet”, que busca medir a pegada de carbono 2019 desde seu consumo elétrico, gestão de resíduos, aquecimento e outros indicadores que incidem nas emissões de cada estabelecimento, as quais serão compensadas por meio de créditos de carbono oferecidos pela Colbún, por uma de suas seis centrais certificadas com energia limpa e renovável.

Graças à medição, será possível oferecer hospedagem com um selo de carbono neutro aos mais de 25.000 representantes da COP25 e, assim, promover uma maior consciência com relação à mudança climática.

“A indústria hoteleira será muito importante na COP, por tudo o que significa trazer 25.000 pessoas ao Chile. Isso é, de alguma maneira, o sinal mais concreto de que poderemos mostrar aos representantes o avanço e o compromisso que o Chile tem com a ação climática”, garantiu o gerente geral da COP25, Cristián Varela.

Ao celebrar esta iniciativa, os hotéis também se comprometem a aderir ao Huella Chile (Pegada Chile), programa do Ministério do Meio Ambiente que busca incentivar o cálculo, relatório e gestão dos gases de efeito estufa (GEE) em organizações do setor público e privado.

Neste sentido, a diretora da Sernatur, Andrea Wolleter, enfatizou que “acreditamos ser importantíssimo que sejam feitas essas alianças tendo em vista a COP25 e onde o turismo também quer se fazer presente. Em geral, somos uma indústria bastante limpa, mas também geramos um impacto e isso não pode ser ignorado, portanto, essas iniciativas são valiosas e, a começar pelo Governo, queremos estar presentes e apoiá-las”.

A oferta sustentável dos hotéis

Os quatro hotéis Accor que assinaram o “Hotéis Carbono Zero 2019”, desenvolvem há anos medidas que estão alinhadas com o programa global Planet 21 e que os coloca na liderança das ações de sustentabilidade turística e hoteleira.

O Novotel Santiago Providencia tem 100% de iluminação de LED e equipamentos eficientes para sua operação. O spa conta com uma piscina aquecida interna e sauna que funciona com uma bomba de calor, um dos sistemas de calefação mais eficientes. Além disso, seu sistema de caldeiras e acumuladores contam com a tecnologia do tipo Tank in Tank de menos consumo, em comparação ao sistema de caldeiras de parede. Todos os produtos de limpeza contam também com a certificação ecológica Ecolab.

Pullman Vitacura e Pullman el Bosque mudaram a iluminação dicroica por LED, reduzindo sua energia instalada em mais de 80% (de 37 kW para 8 kW). Sistemas de controle de presença e iluminação natural foram incorporados e permitiram reduzir o consumo de eletricidade em 270.000 kWh durante o primeiro ano. Além disso, desde 2009 foram instalados no telhado mais de 40 m2 de painéis solares com tecnologia de tubos a vácuo para a água quente de uso sanitário. No primeiro ano de operação, foi obtida uma economia de mais de 6.600 m3 de gás natural, equivalente a 72,00 kWh.

O Novotel Las Condes também conta com iluminação 100% LED, uma horta urbana própria que abastece seu restaurante e está impulsionando a nova campanha contra o desperdício de alimentos.

Todas as construções possuem painel térmico, isolamento térmico e ventilação natural, com equipamentos de climatização eficientes ativados manualmente com sensores de cartão.

 

MAIS NESSA EDIÇÃO