Edição 64 - Setembro/2019 - Acontece por Aqui

De portas abertas para o primeiro passo profissional de jovens formados em Hotelaria

Consciente do seu papel na geração de oportunidades de trabalho para os futuros profissionais da hotelaria, a Accor realizou, pela primeira vez, um processo seletivo centralizado para a contratação nas operações de jovens formados nos cursos de Hotelaria apoiados pela companhia na Unibes e na Arca do Crescer.

Nessas instituições, nossos colaboradores atuam como professores voluntários no curso de formação para jovens de 16 a 24 anos que, durante o período de três a seis meses, participam de aulas técnicas e adquirem conhecimentos básicos para atuarem em posições operacionais nos hotéis.

“Antes da seleção, fizemos um levantamento de vagas operacionais alinhadas ao perfil dos recém-formados, disponíveis em unidades de São Paulo, e identificamos oportunidades para as posições de jovem aprendiz, atendente de Hospedagem, anfitrião de A&B, auxiliar de Recepção, entre outras”, explica Cecília Gushiken, coordenadora de Talento e Cultura Midscale e Econômico Brasil.

Durante o processo seletivo, os 27 jovens talentos formados pela Unibes e os oito que concluíram o curso de Hotelaria na Arca do Crescer fizeram um teste de redação e participaram de entrevistas e de uma dinâmica de grupo. Além de avaliar os currículos, a equipe de T&C analisou as competências dos candidatos e a interação entre eles.

Dos jovens que participaram da seleção realizada em agosto, seis já foram contratados por nossos hotéis. No total, 15 oportunidades de trabalho foram colocadas à disposição para esse processo seletivo.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego entre os brasileiros com idade de 18 a 24 anos ficou em 27,3% no primeiro trimestre de 2019. “A empregabilidade e a inserção dos jovens no mercado de trabalho é o nosso grande objetivo com essa iniciativa”, afirma Cecília. “Ao possibilitar a primeira oportunidade profissional a eles por meio das contratações, estamos ajudando ainda mais essas pessoas e fechando um ciclo que tem início com as aulas que os colaboradores ministram voluntariamente em cada entidade”, conclui.

 

MAIS NESSA EDIÇÃO