Edição 51 – julho/2018 - Destaque

Canudo pra quê?

O famoso canudinho que tanta gente usa para tomar sucos, refrigerantes ou até mesmo drinks em bares e restaurantes está com os seus dias contados. Eliminar o uso de canudos de plástico de todos os hotéis é o objetivo da campanha global “Canudo pra quê?”, lançada pela AccorHotels no mês de julho.

Mas, você pode estar se perguntando: por que isso agora? Há anos, o consumo exagerado de materiais de plástico descartável tem causado problemas ao meio ambiente, devido ao descarte irregular e incorreto. Vilão também da vida marinha, o plástico demora mais de mil anos para se decompor, a poluição nos oceanos e rios causa consequências fatais aos animais que confundem o material com alimento. Estudos apontam que, se continuarmos com os mesmos hábitos, até 2050 teremos mais plásticos que peixes no oceano. Somente em 2017, aqui na América do Sul, a AccorHotels consumiu cerca de 54 milhões de canudos. Precisamos mudar esse cenário!

Alinhada ao programa Planet 21 – Acting Here, a campanha “Canudo pra quê?” faz parte de uma robusta estratégia da empresa em prol do desenvolvimento sustentável do planeta. Antes mesmo do lançamento oficial em julho, mês em que ações mundiais estão voltadas para o movimento “Julho Livre de Plástico” (Plastic Free July), a campanha “Canudo pra quê?” já obteve excelentes resultados: de janeiro a junho deste ano houve uma redução de mais de 20% no consumo de canudos plásticos nas unidades. Queremos chegar aos 100%!

De acordo com Antonietta Varlese, vice-presidente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa AccorHotels na América do Sul, a realização da campanha é fundamental para gerar a mudança de atitude. “Temos hábitos de consumo que muitas vezes não questionamos a necessidade e não nos damos conta dos danos ambientais consequentes. É o que acontece com o uso dos canudos. Nós, da AccorHotels, entendemos que temos o dever de levantar essa reflexão e estimular a mudança comportamental em nossos hóspedes e colaboradores”, afirma.

A campanha conta com o engajamento dos colaboradores dos hotéis, que apoiam a iniciativa reduzindo o uso dos canudos no dia a dia, como também incentivando os hóspedes a perceberem a importância dessa mudança de hábito. Nos bares e restaurantes das unidades, as bebidas estão sendo servidas sem canudos. Somente quando necessário ou a pedido dos hóspedes são utilizados canudos de papel ou de acordo com a necessidade para que nosso público tenha uma experiência positiva com esse novo hábito. Outros materiais sustentáveis, como inox ou até mesmo bambu, também poderão ser oferecidos.

A campanha “Canudo pra quê?” não tem data para terminar, mas tem objetivos definidos: estimular a mudança de hábito entre colaboradores e hóspedes; e fazer com que os canudos se tornem apenas mais um item de museu. Metas que não são impossíveis de serem atingidas e a concretização depende de cada um nós. Participe!

Quando for pegar a sua bebida, questione-se: “Canudo pra quê?”!

 

Canudo pra quê?

MAIS NESSA EDIÇÃO