A marca ibis Styles realizou a 1ª edição do Workshop de Design na Hotelaria. Na ocasião, executivos da rede apresentaram cases de hotéis da marca, que tem como característica utilizar temas diferentes em cada empreendimento.
O evento teve como objetivo apresentar para arquitetos o design dos hotéis ibis Styles. A empresa trabalha com uma “rede” de profissionais, os escritórios homologados, mas às vezes abre as portas para trazer outros especialistas, com uma nova visão.
Catarina Nedavaska, Gerente de Design, iniciou o evento explicando as características dos hotéis da marca ibis Styles que tem como os principais diferenciais o design personalizado, o bom humor e o tema (storytelling), que muda de um hotel para outro, assim cada ibis Styles conta uma história diferente.
“Os detalhes da decoração nos hotéis precisam seguir o tema central. Os colaboradores também precisam passar a história para os hóspedes sem precisar contá-la. O mesmo acontece com o welcome gift, que precisa estar de acordo. O ibis Styles Ribeirão Preto, por exemplo, tem como tema a cerveja, pois a cidade é reconhecida pelo polo cervejeiro. Seus ambientes comuns foram decorados com objetos que remetem ao universo da bebida, como garrafas, tulipas e canecas. No check-in, os hóspedes recebem bolachas de chope e os colaboradores vestem uniformes que parecem os trajes tradicionais alemães, como os utilizados na Oktoberfest”, comenta Paulo Mancio, SVP de Implantação e Design América do Sul.
Franck Pruvost, EVP Família ibis América do Sul, esclareceu que os temas dos ibis Styles não utilizam apenas influências locais. Por exemplo, o empreendimento da marca em Liverpool, na Inglaterra, tem como temática os Beatles, pois foi lá que a banda surgiu, mas em Breslávia, na Polônia, a decoração é inspirada em “Alice no País das Maravilhas”. “Não podemos ficar apenas na regionalização, pois não iremos surpreender nossos hóspedes. Em alguns casos é até melhor não usar um tema local”, explica. Segundo o executivo, a definição do tema é feita em conjunto entre investidor, o arquiteto responsável pelo projeto, o departamento de implantação e operações.
O executivo também salientou a importância de oferecer uma experiência aos hóspedes. “Antigamente as empresas ofereciam um hotel bom, com boa localização e bom atendimento. Tudo isso continua sendo importante, mas hoje é necessário oferecer uma experiência ao hóspede”, afirma. Para Franck, o ideal seria que os hotéis se transformassem, proporcionando uma experiência realmente inesquecível para o cliente.




