Edição 37 – abril/2017 - Destaque

AccorHotels leva colaboradores à Serra da Canastra

No vídeo abaixo, assista a reportagem feita pelo Jornal da Alterosa sobre o projeto da AccorHotels.

 

Colaboradores da AccorHotels tiveram a oportunidade de conhecer de perto o plantio no Brasil do projeto Plant for the Planet. Entre 23 e 26 de março, um grupo formado por 40 pessoas, entre camareiras e governantas de unidades do Brasil e do Chile, colaboradores da Sede, jornalistas e parceiros, esteve na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e visitou o viveiro de mudas e a área de plantio onde o projeto ganha vida.

“Participar da viagem foi uma agradável surpresa. Eu tinha ideia de como poderia ser, mas conhecer na prática a iniciativa superou minhas expectativas”, afirma a camareira Cláudia Márcia de Barros Gomes, do ibis BH Savassi. O grupo ficou hospedado na cidade de Capitólio (MG) e, durante três dias, participou de uma agenda com diversas atividades: assistiu apresentações sobre o Planet 21 e sobre o trabalho da ONG Nordesta, realizou passeios na região, visitou o viveiro de mudas e a área de plantio do programa e recebeu orientações sobre como construir uma horta urbana.

A região da Serra da Canastra e a ONG Nordesta foram escolhidas pelo time global responsável pelo Plant for the Planet. Critérios como capacidade produtiva e impacto ambiental foram considerados para a seleção. No Brasil, outro fator decisivo foi a localização, uma vez que a região fica na nascente do Rio São Francisco, um dos maiores afluentes de água do Brasil e da América Latina. Desde 2009, o Plant for the Planet já recuperou 223 nascentes.

Na prática

Localizado na cidade de Arcos (MG), o viveiro de mudas da ONG Nordesta foi visitado pelo grupo no terceiro dia da viagem. Além de explicar a rotina do local, a equipe da ONG detalhou todas as etapas necessárias para o plantio das mudas: coleta de sementes, quebra de dormência e plantio nos tubetes. “Achei sensacional. Vi com meus próprios olhos como a economia do uso de toalhas é transformada em plantio de árvores e também tive a oportunidade de plantar uma árvore durante a viagem”, explica a camareira Joana Paula Taviera Silva, do ibis São Carlos. O passeio possibilitado pela AccorHotels foi a primeira grande viagem feita pela colaboradora do interior de São Paulo, que já está fazendo planos para o futuro. “Essa experiência transformou a minha vida. Sinto que voltei diferente e que acordei para o mundo. Vou começar a economizar para poder fazer novas viagens”, declara.

Este ano, a região escolhida para o plantio das mudas foi a do produtor rural Antônio Francisco da Silva, que acompanhou o plantio e ainda disse que pretende plantar mais 500 mudas no local. Os colaboradores participaram também de um workshop em que aprenderam a construir uma horta vertical, com materiais reciclados, e a cultivar uma horta convencional.

Além das amizades feitas durante o período, os momentos de lazer e de descontração foram compartilhados pelo grupo em um passeio de catamarã para conhecer cachoeiras e os cânions da Lagoa de Furnas. O grupo também aproveitou a área de lazer do hotel, participou de almoços e jantares em restaurantes tradicionais da cidade, e se divertiu em um animado Baile de Máscaras quando também celebrou a Hora do Planeta. Assim como todos os demais hotéis da América do Sul, durante o jantar na noite de 25/03, as luzes foram apagadas e a festa foi iluminada por velas.

Desde 2009, quando o Plant for the Planet começou no Brasil;

  • 530.000 mudas foram plantadas na Serra da Canastra (MG) e mais 30.000 mudas foram plantadas no Peru;
  • Mais de 100 tipos de espécies nativas;
  • 313 hectares reflorestados (418 campos de futebol);
  • 223 nascentes preservadas;
  • 60 pequenos produtores beneficiados;
  • Reintegração de fauna e flora natural da região.

 

AccorHotels leva colaboradores à Serra da Canastra

MAIS NESSA EDIÇÃO