Edição 54 - outubro/2018 -

Recrutamento e seleção inclusivos

Com o objetivo de alavancar a contratação LGBTI+, o time de Talento & Cultura da Sede, em parceria com CSR, elaborou o “Manual de Recrutamento LGBTI+”, um guia com informações fundamentais para inspirar os líderes e colaboradores que atuam como recrutadores na empresa.

As dicas vão desde a elaboração do anúncio de uma vaga, passando pela recepção do candidato no dia da entrevista presencial e a forma de tratamento durante a conversa, até os trâmites admissionais.

O manual foi apresentado durante o Resultados com o CEO, realizado em 23 de outubro, e entregue para os colaboradores que participaram do evento. Cada unidade brasileira receberá duas cópias do material que, em 2019, também será distribuído aos nossos hotéis da Argentina, acompanhando a expansão do Comitê LGBTI+. Afinal de contas, entendemos que precisamos falar sobre o tema da inclusão não só no ambiente organizacional, mas também com a família e amigos.

“Nosso objetivo é oferecer maior esclarecimento aos recrutadores sobre o tema LGBTI+, proporcionando debates produtivos. Nossos esforços estão focados na construção e disseminação de políticas corporativas relacionadas à igualdade de gênero, acessibilidade e interação entre gerações”, explica Fernando Viriato, SVP Talento & Cultura América do Sul.

“A natureza do nosso negócio é fazer com que todos os nossos hóspedes se sintam bem-vindos nos mais de 4.600 mil hotéis que operamos, e que nossos colaboradores sintam-se valorizados, independente do gênero e sem discriminação”, afirma Antonietta Varlese, Vice-presidente de Comunicação & Responsabilidade Social Corporativa AccorHotels América do Sul.

Vitória para os transexuais no Uruguai

Em decisão histórica, o Parlamento do Uruguai aprovou em outubro direitos para transexuais. A nova legislação estabelece medidas para combater a discriminação contra transgêneros e avançar na garantia de seus direitos, criando mais possibilidade de acesso ao trabalho e à moradia. O texto da lei obriga os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, governos departamentais, entidades autônomas e outras repartições públicas que destinem, por ano, 1% de vagas de emprego para esta parcela da população. Também estabelece facilidades para a mudança de nome das pessoas trans no Registro Civil.

Fonte: O Globo

Agora somos LGBTI+

A inclusão da letra “I” à sigla tem como objetivo conscientizar toda população sobre a intersexualidade, que é a característica do indivíduo que teve variação de caracteres sexuais, incluindo cromossomos, gônadas e/ou órgãos genitais, que dificultam a identificação dela e/ou dele totalmente no sexo feminino ou masculino.

Fonte: Manual de Recrutamento LGBT+ AccorHotels

Eleito o primeiro senador gay do Brasil

O candidato LGBT+ ao senado do Espírito Santo pela Rede, Fabiano Contarato, foi um dos eleitos ao cargo no estado com 31,15% da preferência, o que em números reais significa 1.117.036 dos votos válidos. Graduado em Direito pela Universidade Vila Velha (UVV), o novo senador capixaba é casado e pai de duas crianças. Ele é professor, palestrante, ativista humanitário e delegado da Polícia Civil desde 1992. Contarato é o primeiro senador brasileiro assumidamente homossexual.

Fonte: ObservatórioG

Corte Europeia condena Itália por não reconhecer nome de trans em documento

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, por meio da Primeira Sala da Corte Europeia, condenou a Itália no mês de outubro a pagar uma indenização de 2.500 euros (cerca de R$ 10.400) a uma transexual que esperou dois anos e meio para alterar o seu nome antes de ser submetida a uma cirurgia de redesignação sexual. A decisão deu parecer favorável a reclamante por entender que a atitude do governo do país violou o seu direito ao respeito pela vida privada e o valor seria para custear as despesas deste período.

Fonte: ObservatórioG

 

MAIS NESSA EDIÇÃO