Edição 51 – julho/2018 - Você Sabia

James chegou para melhorar a comunicação entre os hotéis e os hóspedes!

A inteligência artificial (IA) chegou à AccorHotels para melhorar cada vez mais a experiência dos clientes nas unidades. A novidade da vez é fruto de uma parceria entre as áreas de TI e Operações da região, que inovaram ao apresentar o Chatbot James – a plataforma interativa que vai acompanhar a jornada da hospedagem dos clientes.

Simpático e muito educado, James chegará em agosto ao ibis Styles SP Barra Funda com a missão de facilitar a comunicação entre os hóspedes e a equipe de Operações, criando uma experiência mais próxima e conectada. O Chatbot é um programa de computador planejado para responder mensagens e perguntas enviadas pelos clientes. O serviço está disponível 24h por dia por meio do Messenger da página da unidade no Facebook.

“Mapeamos a jornada do cliente em nossos hotéis e observamos que ao chegar no quarto, uma das primeiras ações do hóspede é ligar para a Recepção e tirar alguma dúvida. Por que não solucionar isso diretamente pelo smartphone? Diante desse desafio, contamos com a expertise e a parceria da startup Pluginbot na criação do Chatbot”, explica Jorge Della Via Junior, gerente de TI.

Ainda em fase de experiência, James será programado para atender os clientes em três situações:

Para “alimentar” a plataforma, durante a fase de testes, a unidade levantou as perguntas mais frequentes feitas pelos clientes. Conforme surgirem novas situações e questionamentos, o sistema será atualizado gradativamente.

E se James não souber uma resposta, o que vai acontecer?

Ele vai transferir a pergunta para um colaborador do hotel que irá responder diretamente ao cliente pelo Messenger. Nesta primeira etapa da fase de testes, a equipe de TI vai levantar as possíveis dificuldades ocasionadas durante o atendimento, para que futuramente James possa atender às demais unidades da AccorHotels.

“Acredito que com a evolução de tecnologia e a mudança de comportamento dos clientes, o Chatbot chega como uma peça-chave para as Operações. Além de nos colocar à frente do mercado em termos de inovação em atendimento ao cliente, ele facilita o dia a dia da Operação reduzindo o fluxo de perguntas que gerariam mais e-mails ou telefonemas”, afirma Danilo Toledo, gerente geral do ibis Styles SP Barra Funda.

 

James chegou para melhorar a comunicação entre os hotéis e os hóspedes!

MAIS NESSA EDIÇÃO