Edição 55 - novembro/2018 - Acontece por Aqui

WALL-E: o primeiro robô do CSC!

A era dos robôs, que até algum tempo atrás parecia ser algo distante da nossa realidade, aos poucos começa a fazer parte da rotina do nosso trabalho aqui na AccorHotels, refletindo a estratégia da empresa em trazer mais inovação em seus serviços.

Desde o mês de outubro, os colaboradores do CSC (Centro de Serviços Compartilhados) contam com um reforço no time de Administração de Recursos Humanos (HRA): o robô WALL-E, que foi desenvolvido pela área de DEX (Delivery Excellence) e que está trazendo muito mais eficiência e produtividade para os processos de folha de pagamento.

Para se ter uma ideia, relatórios que antes levavam cerca de 25 horas para serem gerados manualmente por seis colaboradores da equipe passaram a ser feitos pelo WALL-E em, exatamente, uma hora e vinte e seis minutos. Um ganho de tempo bastante significativo e que está sendo positivo para toda a equipe. “Agora, esses colaboradores contam com mais tempo para se dedicarem a analises de processos e outras informações nas folhas de pagamentos dos hotéis.”, afirma Ramona Linsmayer, gerente geral do CSC.

De acordo com Mauro Rial, CFO AccorHotels América do Sul, esta iniciativa confirma o começo da transformação do CSC em um centro de serviços de excelência no atendimento aos hotéis e investidores. “Aliada ao trabalho dos colaboradores, essa tecnologia aperfeiçoou e modernizou processos fundamentais para as unidades. Os primeiros resultados conquistados demonstram que os esforços e a dedicação das equipes envolvidas já estão valendo a pena”.

O robô foi desenvolvido em cerca de 45 dias pela equipe de DEX, que tem grande contato com robótica e utiliza ferramentas globais e de última geração em termos de automação e robôs. Para criar o WALL-E, o time utilizou a Uipath, uma tecnologia global destinada ao desenvolvimento robótico. “Não se trata de uma tecnologia barata, então ponderamos o custo-benefício da sua aplicação e realizamos todos os testes e ajustes possíveis antes de implantá-la efetivamente na rotina da área”, explica Gabriela Rolfsen, PMO Transformation.

O WALL-E roda em um desktop e atua em um processo da folha de pagamento que é o envio dos chamados para os hotéis e para a Sede. Após um mapeamento do tempo dos processos feitos por todo o CSC, a área de HRA foi escolhida para receber o robô por estar mais madura na implementação e realização de suas atividades. “É uma evolução para a nossa equipe e estamos bastante animados com essa transformação que já está garantindo mais qualidade e assertividade nas nossas entregas aos hotéis”, acrescenta Paula Ramal, gerente de HRA.

 

WALL-E: o primeiro robô do CSC!

MAIS NESSA EDIÇÃO