Edição 52 - agosto/2018 -

Vamos falar sobre a visibilidade lésbica?

A primeira letra da sigla LGBT+ é dedicada às lésbicas. Elas que são sinônimo de luta, liberdade e amor, e que, assim como os GBT+, também buscam o seu lugar na sociedade, ou seja, um espaço sem violência, com respeito e representatividade.

Para debater e promover a visibilidade das mulheres lésbicas e bissexuais, desde 1996 comemora-se no Brasil o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, em 29/8 – data em que foi organizado o primeiro seminário nacional de lésbicas (SENALE). No entanto, esse dia está longe de ser um marco para comemorações: segundo o Dossiê sobre Lesbocídio no Brasil, lançado este ano, foram registrados 180 homicídios de lésbicas, no período entre 2000 e 2017.

Para celebrar esse dia, a AccorHotels tornou-se parceira da influenciadora digital Natália Abreu, criadora do canal Griladas, que oferece conteúdo descontraído e friendly. Ela vai realizar um bate-papo no Mama Shelter RJ Santa Teresa com as suas seguidoras e falar sobre a importância da data para o público lésbico. Além desse encontro, a youtuber também vai gravar um vídeo inspirado nas experiências compartilhadas por suas seguidoras.

“Queremos dar voz e visibilidade para as mulheres lésbicas, por isso a parceria com a Natália, que tem em seu canal mais de 211 mil inscritos. A capital carioca é o cenário perfeito para esse encontro, pois as lésbicas buscam lugares descolados e receptivos quando querem viajar, e o Mama Shelter traz a atmosfera perfeita”, afirma Raul Almeida, embaixador do Comitê LGBT+.

Para não errar na hora de falar

  • Você sabia que a identidade de gênero das pessoas deve ser respeitada em conversas pessoais, trocas de e-mails e mensagens? Por exemplo: a travesti se enxerga como uma mulher, portanto, deve ser tratada como tal. Em uma mensagem, use o artigo “a” quando se referir à ela. E se tiver dúvidas, basta perguntar: como você quer que eu te chame?
  • Nunca use o termo homossexualismo: a forma correta de falar é homossexualidade, heterossexualidade e transexualidade, porque todos os casos indicam a orientação sexual da pessoa. O sufixo “dade” significa modo de ser/estado.
  • Vale lembrar também que orientação sexual é diferente de opção sexual. Nenhuma pessoa se torna hetero, homo ou bissexual por opção ou escolha. Um conjunto de influências de ordem bio-psico-socio-culturais nos inclina para esta ou aquela orientação (que não é opção) sexual. A homossexualidade (assim como a heterossexualidade) consiste, portanto, de uma tendência para a qual nos orientamos, movidos pela atração.

Fonte: oglobo.com/sociedade

Quer aprender mais? Assista ao vídeo preparado pela Académie AccorHotels, com Marcelo Gallego, Assessor Jurídico da Coordenação de Políticas LGBTI da Prefeitura do Município de São Paulo. Acesse o Click AccorHotels em www.clickaccorhotels.com,  busque por “Diversidade” e selecione “Diversidade – Módulo sobre diversidade sexual, gênero, nome social – Online”. Fique por dentro das tendências e pratique a Diversidade e Inclusão!

Espanha abrirá primeiro asilo gay do mundo

A cidade de Madri, na Espanha, abrirá em dezembro deste ano o primeiro asilo do mundo para pessoas LGBT+. De acordo com informações da Agência Efe, o objetivo do local é representar uma nova experiência para os aposentados que não se sentem à vontade nos modelos tradicionais desse tipo de residência. O asilo funcionará em um prédio doado pelo governo da capital espanhola. Segundo a agência, o local deve dar abrigo a 66 moradores e ainda ter um centro de atividades diárias. A residência será oferecida a partir de verba pública e a gestão ficará a cargo da própria fundação.

Fonte: Agência EFE

Nome social

O Conselho Nacional de Justiça publicou, em julho, uma nova regulamentação para as pessoas transgênero mudarem seu nome e gênero em suas certidões de nascimento ou casamento diretamente nos cartórios. A nova regra afirma que maiores de 18 anos podem requerer a alteração desses dados “a fim de adequá-los à identidade autopercebida, mediante apresentação de alguns documentos, sem a obrigatoriedade da comprovação da cirurgia de mudança de sexo nem de decisão judicial”.

Fonte: ConJur

Eleições 2018

As eleições deste ano, marcadas para outubro será a maior a ter candidatos LGBT. É o que levanta Paulo Mariante, da Associação Brasileira LGBT (ABLGBT), que contabilizou 180 candidaturas do tipo no Brasil para a votação. Os dados apontam um crescimento de 386,4% em comparação ao registrado em 2014, quando havia apenas 37 candidatos que se declaravam abertamente como membros da diversidade.

Fonte: Diário do Nordeste

 

Vamos falar sobre a visibilidade lésbica?

MAIS NESSA EDIÇÃO