Edição 44 - novembro/2017 - Você Sabia

Tudo azul

Novembro foi marcado pela conscientização sobre as doenças masculinas, especialmente a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em todo o mundo, a sociedade se engajou no movimento Novembro Azul, criado como Movember, em 2003, na Austrália, para aproveitar as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.

O que é o câncer de próstata?

É um tumor maligno que apresenta maior probabilidade de ocorrência com o envelhecimento do homem. Carcinoma – outro nome para o câncer maligno – atinge grande parcela do sexo masculino acima dos 50 anos.

Como se faz a prevenção?

Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribui para a melhoria da saúde e pode ajudar na prevenção dessa doença.

Como é feita a detecção precoce?

A suspeita pode aparecer por meio da realização de dois exames: o toque retal e o exame de sangue chamado antígeno prostático específico (PSA, em inglês).

Quem deve fazer os exames?

Todos os homens acima de 50 anos e a partir de 45 anos para homens com histórico familiar de câncer de próstata (pai ou irmão que tiveram o tumor antes dos 60 anos).

 

Tudo azul

MAIS NESSA EDIÇÃO