Edição 47 - março/2018 - Acontece por Aqui

Resultados que preparam o caminho para o futuro!

Apresentando um crescimento inédito de 17,7% na receita e sólidos resultados, a AccorHotels pode observar retroativamente mais um ano de sólido crescimento. Sébastien Bazin acredita que o desempenho recorde é a prova de que as decisões estratégicas, inicialmente implementadas há quatro anos, estão conduzindo o Grupo na direção certa. Profundamente transformado e defendendo uma visão de maior hospitalidade, o Grupo está em uma ótima posição para melhor explorar o crescimento dos gastos previstos no setor de viagem e turismo em geral.

2017 FOI REALMENTE UM ANO EXCEPCIONAL PARA O GRUPO. QUAIS SÃO SUAS IDEIAS NO MOMENTO?

 Sébastien Bazin. A AccorHotels nunca esteve tão forte. Enriquecemos consideravelmente a nossa rede de hotéis e o portfólio de marcas. A marca de 600.000 quartos foi ultrapassada neste ano, e, com o crescimento orgânico de 41.000 novos quartos em todos os segmentos e regiões, fortalecemos a nossa posição de liderança nos nossos mercados-alvo na Europa, Ásia-Pacífico, Oriente Médio, África e América do Sul. O nosso portfólio duplicou ao longo dos últimos quatro anos, e tornamo-nos o principal ator no segmento Luxe, com marcas icônicas como a Raffles, Fairmont e as que passaram para o Grupo em 2017, como a Rixos, Banyan Tree e Orient Express. Temos expandido a nossa atuação no mercado de locação privada de alto padrão com a onefinestay, no mercado de serviços digitais de hotelaria, com Gekko e Availpro, em serviços de recepcionista com John Paul e em eventos e bufê com a Noctis e Potel & Chabot.

Ademais, fomos bem-sucedidos em colocar a inovação e experiência do cliente no cerne do nosso negócio. Graças à nossa base de dados global de clientes, ACDC, somos cada vez mais capazes de personalizar a relação com os nossos hóspedes, e já começamos a dar os primeiros passos no mundo da inteligência artificial para melhorar ainda mais essa relação. Finalmente, algumas das nossas marcas, como a ibis, Novotel e Swissôtel, revelaram novos conceitos em dormitório em 2017, demonstrando que até mesmo as nossas marcas mais bem estabelecidas sabem como inovar a partir de um crescimento orgânico (excluindo aquisições).

A RECEITA E A EBIT CRESCERAM DE FORMA SIGNIFICATIVA
EM 2017. O QUE CAUSOU ESSE DESEMPENHO RECORDE?

 Sébastien Bazin. Houve diversos fatores por trás desses números impressionantes. A receita aumentou em 17,7% (7,9% a taxas de câmbio e escopo constantes), e a EBIT aumentou em 23,9% (10,1%  em bases comparáveis). Na França, a demanda foi alta, o que nos permitiu aumentar os preços. Altas taxas de ocupação em toda a rede também impulsionaram o desempenho, particularmente no último trimestre de 2017.

O negócio esteve sólido em todas as regiões-chave, com a receita em alta, especialmente na Ásia-Pacífico (alta de 7,7%) e na Europa (alta de 7,2%), bem como na América do Norte (alta de 5,2%), na região do Oriente Médio/África (alta de 2,7%), França e Suíça (alta de 2,5%). Apenas a América do Sul registrou queda, mas os níveis de negócio estabilizaram-se no quarto trimestre de 2017. O momento é robusto, e, mais do que qualquer coisa, está equilibrado. Na Europa Central, o desempenho continuou a ser bastante satisfatório para a Orbis. As nossas novas operações agora estão focadas no crescimento da receita mais do que qualquer coisa, e a previsão é que alcance o ponto de equilíbrio em 2019.

____________________________

«Temos uma base bastante sólida e a sorte de atuar em uma indústria global de viagem e turismo que vem desfrutando de sólidos níveis de crescimento.»

____________________________

EM 2013, VOCÊ MANIFESTOU SUA AMBIÇÃO DE QUE A ACCORHOTELS SE TORNASSE O GRUPO DE HOTÉIS COM O MAIS ALTO DESEMPENHO E VALOR. ESTA META FOI CONQUISTADA?

 Sébastien Bazin. Temos trabalhado arduamente e, sim, os resultados aí estão para todos verem. A primeira coisa a observar é que o reequilíbrio do nosso perfil foi um sucesso.  O segmento Luxe, que respondeu por apenas 22% das taxas em 2014, agora gera 41% desta receita. Estamos marcando um rápido progresso em segmentos de alto crescimento e regiões em que somos líderes. A fatia mantida por mercados emergentes – os mercados com o maior crescimento ao longo dos próximos anos – explodiu em 7 pontos, desde 2013. A segunda coisa que queria dizer é que a nossa expertise como operadora hoteleira e as nossas ferramentas digitais são bem conhecidas por serem altamente eficientes. As nossas ferramentas para reter clientes, distribuição e mesmo vendas “BtoB” (‘negócio a negócio’) atualmente respondem por mais de 60% da receita do hotel. O terceiro motivo para comemoração é que a reestruturação do portfólio da AccorInvest tem criado um valor considerável. Finalmente, o perfil financeiro do Grupo melhorou, e estamos em vias de uma transição bem-sucedida rumo a um modelo de ativos básicos. Direi novamente, a AccorHotels nunca esteve mais forte!

*O modelo de ativos básicos (‘asset light model’) significa que o operador do hotel não possui a edificação real do hotel que estiver sendo operado.

O GRUPO INVESTIU EM UM GRANDE NÚMERO DE AQUISIÇÕES. COMO VOCÊ VÊ OS RESULTADOS DESTA ESTRATÉGIA?

Sébastien Bazin. Já investimos €6,3 bilhões ao longo dos últimos quatro anos, e é importante entender que a maior parte deste dinheiro foi investida no cerne do nosso negócio. Outra grande satisfação é que excedemos às nossas expectativas em termos de desempenho. Os €65 milhões em sinergias que estávamos antevendo após a encampação da FRHI serão realizados antes do previsto. E a parceria com a Huazhu tem se mostrado ser a decisão certa. A capitalização do mercado da Huazhu multiplicou em 5,5 desde o nosso investimento inicial.

DETALHAMENTO DO INVESTIMENTO POR LINHA DE NEGÓCIO, EFETUADO ENTRE 2014 E 2017

QUAL É A SUA PERSPECTIVA PARA 2018 E PARA ALÉM?

 Sébastien Bazin. Extremamente positiva. «Temos a sorte de atuar em uma indústria global de viagem e turismo que vem desfrutando de sólidos níveis de crescimento. Os gastos neste mercado cresceram em 3,5%, entre 2010 e 2017. A expectativa é que esse número dobre até 2020. Dispondo de uma sólida base, estamos em uma posição ideal para elevar o nível do nosso desenvolvimento. Somos líderes do mercado com uma presença geográfica equilibrada, e atualmente temos 874 hotéis no conduto, 79% dos quais estão localizados em mercados de alto crescimento (incluindo 47% na Ásia-Pacífico). Dispomos de sólidos sistemas de TI, de uma configuração dinâmica voltada para a inovação e de um excelente programa de fidelização.

              ___________________________________________

«A AccorHotels é vista como sendo um negócio atrativo, tanto para os clientes como para os parceiros.»

                   ___________________________________________   

A nossa expertise como operadora de hotéis é bastante renomada. A nossa profissão está mudando, e a reinvenção da indústria da hotelaria conta particularmente com os nossos 250.000 funcionários no mundo todo, que estão fazendo desta transformação uma realidade. Vamos continuar crescendo, e estar onde os viajantes e consumidores de amanhã estarão – na Europa, na Ásia-Pacífico, na África e no Oriente Médio.

E vamos realizar tudo isso por meio do nosso modelo de ativos básicos, para o benefício de todos os que viajam — turistas, nômades e vizinhos — e em parceria com aqueles que facilitam tal viagem — donos e gerentes de hoteis, parceiros de distribuição e start-ups.

Por meio dos seus parceiros, a AccorHotels cria tráfego, valor e desempenho. Quanto mais parceiros de alta qualidade o Grupo tiver, mais seremos capazes de oferecer aos nossos clientes a maior escolha de destinos, e melhor seremos capazes de atrair e reter novos clientes.

O TURISMO DE AMANHÃ, ALÉM DO TURISMO INTERNACIONAL

 A AccorHotels vem operando em um mercado de alto crescimento. Em escala global, a indústria do turismo é o segundo setor que mais cresce, atrás das tecnologias de comunicação. Nos próximos 10 anos, somente o turismo responderá por 23% dos novos empregos no mundo todo, e gerará 7% de exportações globais. Neste ambiente em rápida expansão, a movimentação internacional se expandirá. Viajantes chineses já gastam duas vezes mais que turistas norte-americanos. É na Europa e na Ásia-Pacífico que o turismo desfrutará do maior salto para frente — com um crescimento previsto em torno de 8% e 5%, respectivamente, enquanto que a América do Norte verá um aumento de apenas 2%. Mas essa viagem internacional representa apenas cerca de 30% da indústria de turismo global. Mais de 70% dos gastos com viagem e turismo originam-se de viagem interna, razão por que é importante fortalecermos as nossas posições em países em que já somos líderes de mercado. E, hoje em dia, o lazer desfruta da maior parte dos gastos com turismo, com mais de 75% do seu orçamento reservados para tais atividades. Neste contexto, a estratégia de aquisição do Grupo no mercado de lazer parece altamente astuta.

Documento interno para uso de todos os colaboradores.

Conclusões

  1. EMINENTE LÍDER DE MERCADO
  • A AccorHotels é líder de mercado em todas as regiões-chave, aquelas que experimentarão as mais altas taxas de crescimento ao longo dos próximos anos.
  1. UM ANO DE CRESCIMENTO RECORDE
  • Crescimento acima de 4,7% em RevPAR e 7,9% em receitas, a taxas de câmbio e escopo constantes.
  1. UM PORTFÓLIO SÓLIDO E EQUILIBRADO DE MARCAS
  • 25 marcas hoteleiras, sendo 12 marcas adicionais em apenas quatro anos.
  1. ULTRAPASSADA A MARCA DE 600.000 QUARTOS
  • 260 hotéis e 41.000 quartos abertos: 2017 foi um ano de realização de novo recorde.
  1. UM CONDUTO QUE CHEGA A FRUIÇÃO
  • 25.000 quartos adicionais no conduto (‘pipeline’) do projeto. A taxa de conversão encontra-se em 110%, o que significa que o número de aberturas reais de hotel é maior que 10% do número planejado originalmente.
  1. UMA TRANSFORMAÇÃO COMPLETA DA PROFISSÃO E DA NOSSA CULTURA
  • Transformação da nossa profissão, rumo a uma cultura mais sólida de prestação de serviço;
  • Transformação da nossa cultura com Heartist®, um compromisso do funcionário com a nossa paixão compartilhada: os nossos clientes.
  1. AS NOSSAS SEIS POLÍTICAS ESTRATÉGICAS PARA FAZER A ACCORHOTELS CRESCER

 

Resultados que preparam o caminho para o futuro!

MAIS NESSA EDIÇÃO