Edição 64 - Setembro/2019 - Destaque

Mentoring for Talents: desenvolvendo as nossas lideranças

“Transformar” é um dos três pilares estratégicos que vão nortear e impulsionar os negócios da companhia até 2022. Por meio dele, iremos engajar, capacitar e preparar os colaboradores para as grandes transformações que a Accor está vivendo. Uma das metas que fazem parte desse pilar é o Programa Mentoring for Talents, ação já realizada com sucesso aqui na região, cujo novo ciclo gerencial foi completamente reformulado e lançado neste mês.

O Mentoring for Talents é uma iniciativa do RiiSE, o programa global da Accor que tem a diversidade como motor da ação coletiva, para criar mais oportunidades para que colaboradores – mulheres e homens que ocupam cargos gerenciais, coordenação com equipe ou subgerentes – acelerem o seu desenvolvimento. O lançamento do programa para o nível gerencial ocorreu no dia 12 de setembro, em um evento realizado no Novotel São Paulo Morumbi. Com duração de um ano, o programa contará com doze encontros para reforçar o relacionamento entre o mentor e o seu mentorado, assim como o alcance das metas estabelecidas.

“A relação de mentoria é um comprometimento recíproco, livre e voluntário, baseado em confiança e respeito mútuos. O processo de mentoria tem foco na carreira e no futuro”, declara Magda Kiehl, SVP Legal, Risk and Compliance América do Sul e Líder do RiiSE na região.

Vinte e cinco colaboradores foram selecionados para o Mentoring Gerencial, que é direcionado aos gerentes gerais das unidades, aos gerentes operacionais regionais e aos gerentes da sede. Como mentorados, eles formarão duplas com 25 mentores, que poderão ser um dos membros do ASAC ou executivos do mercado. Durante o programa, os colaboradores participarão de workshops, sessões de acompanhamento com os mentores e de webinar de conteúdo, além de podcasts, vídeos e textos.

Já para os coordenadores com equipes e subgerentes, o Mentoring contará com a participação de 40 duplas no Brasil e 10 nos países hispânicos. Os colaboradores inscritos também participarão de processo seletivo e os escolhidos receberão a mentoria de gerentes gerais dos hotéis e de gerentes da Sede. As atividades irão compreender webinar de preparação para os mentorados, e-learning para os mentores, acompanhamento de mentores e mentorados, além de webinar de conteúdo, podcasts e textos.

O Comitê Mentoring RiiSE e a área de Talent & Cultura serão responsáveis pela gestão, qualidade e alinhamento de todo o programa, de modo que os objetivos dos mentores, mentorados e da companhia sejam alcançados. A consultoria Transformação é responsável pela formação dos mentores e mentorados, desenvolvimento dos materiais de apoio, acompanhamento e envio de feedbacks à coordenação do programa.

Para Fernando Viriato, SVP de Talento & Cultura Accor América do Sul, o Mentoring for Talents promove uma relação em que todas as partes envolvidas saem ganhando. “Entre os vários benefícios, o programa promove o desenvolvimento pessoal e profissional de quem recebe a orientação, permite ao mentor retribuir e fazer a diferença por ser uma referência dentro da companhia e possibilita à empresa descobrir novos talentos, compartilhando a nossa cultura Heartist”, afirma.

 

MAIS NESSA EDIÇÃO