Edição 52 - agosto/2018 -

Mais eficiência e economia nas compras dos hotéis

Você já imaginou quantos quilos de alimentos são necessários para abastecer um hotel de grande porte em São Paulo? Em média, esse volume pode chegar a 15 mil quilos por mês! Alguns itens como frutas, verduras e legumes precisam de reposição diária para que as unidades ofereçam aos hóspedes e colaboradores produtos frescos e de qualidade. E isso exige dos hotéis um contato frequente com os fornecedores, para solicitar cotações e mais cotações em busca dos melhores preços, sem esquecer da segurança alimentar e da variedade dos produtos.

Quando teve conhecimento de uma iniciativa que facilitou o processo de compras realizado por hotéis do Rio de Janeiro, Ana Maria Santos, gerente geral do Grand Mercure SP Ibirapuera e coordenadora do Clube de Sinergia Paulistando, identificou uma excelente oportunidade para ajudar as unidades da capital paulista, responsáveis por um expressivo volume de pedidos de mercadorias: o projeto de otimização de compras.

Na primeira etapa da iniciativa, para atender as 12 unidades participantes, Thiago Carmona, analista de Compras Compartilhadas, organizou uma lista com cerca de 200 itens do setor de hortifruti. Com a lista em mãos, chegou a hora de pechinchar: todos os meses, cinco fornecedores homologados – que dispõem de certificação internacional, segurança alimentar e padronização dos produtos – recebem a tabela com os produtos e com a média dos preços aplicados no mês anterior, para que informem quais itens estão disponíveis e o valor que podem oferecer aos hotéis. Os dois melhores orçamentos, válidos por 30 dias, são repassados para as unidades, que realizam a compra conforme suas necessidades.

“O grande diferencial desse projeto é o comprometimento e a sinergia entre os hotéis, que se empenham em comprar os produtos desses fornecedores. Já na primeira fase, as unidades atingiram uma economia de 9%, o que garantiu melhores custos para outros 36 hotéis de São Paulo, que, apesar de não participarem do projeto, também são beneficiados com a otimização das compras”, afirma Thiago Carmona.

Satisfeita com os frutos que estão sendo colhidos por meio do projeto, Ana Maria comemora o sucesso da iniciativa. “Fico muito contente em saber que mais uma vez o Clube de Sinergia Paulistando criou uma oportunidade eficaz para os hotéis, facilitando nossos processos internos para que possamos atuar com qualidade e assertividade”, afirma a coordenadora do Clube.

 

Mais eficiência e economia nas compras dos hotéis

MAIS NESSA EDIÇÃO