Edição 59 - março/2019 - Destaque

Fortalecimento e novas ambições para o futuro da Accor

Transformação e crescimento. Essas duas palavras resumem o bom momento vivido pela Accor, que em 2018 registrou na América do Sul aumento de 12,3% do RevPar (Receita por Quarto Disponível). Resultados que refletem a recuperação da empresa na região no último ano, devido à retomada da atividade econômica no Brasil. E nos dão ainda mais fôlego para atingir as metas previstas para 2019 e poder vivenciar todas as novidades apresentadas pelo Grupo.

Novidades que começaram a ser anunciadas em fevereiro: as mudanças que serão feitas em nosso programa de fidelidade, que passará a se chamar ALL – Accor Live Limitless, terá o lifestyle como foco e estará disponível em uma plataforma totalmente integrada; o patrocínio do ALL a um dos maiores times de futebol o mundo, Paris Saint-Germain, que proporcionará visibilidade à nossa marca aos cerca de 400 milhões de torcedores do clube em diferentes países; e, claro, a nova identidade visual do Grupo, com um novo logo corporativo.

“Accor já é um nome conhecido e foi escolhido para ser o nosso nome corporativo globalmente. As duas marcas distintas, Accor e ALL, irão utilizar o mesmo monograma do ‘A icônico’, que representa o selo da excelência do Grupo, que funde a letra A com o Bernache, um emblema histórico da empresa”, explica Patrick Mendes, CEO Accor América do Sul, durante a primeira edição do ano do Resultados com o CEO, realizado em 12 de março, na Sede da Accor Brasil.

Essa mudança de nome e identidade também reflete a ambição do Grupo de engajar os clientes nas suas vidas cotidianas e incorporar a natureza Premium do portfólio de marcas. “Há quatro ou cinco anos, 70% do nosso negócio era representado pelo segmento Econômico. Até 2022, nossa meta é que cerca de 60% da nossa receita mundial venha do segmento Luxe. Queremos ser considerados como um ator de multissegmentos”, afirma o CEO.

Também nesse sentido, as atividades da empresa passam a estar divididas em um novo ecossistema: Live, que compreende os hotéis, resorts e casas residenciais compartilhadas; Work, que inclui ambientes de coworking; e Play, que abrange A&B, entretenimento e bem-estar.

Em meio a todos esses novos desafios, novas ambições foram estabelecidas para nortear e impulsionar os negócios do Grupo até 2022:

Resultados otimistas e perspectivas animadoras

Como você pode ver no início da matéria, os números mostram que 2018 foi um ano memorável para a Accor. O crescimento da indústria do turismo e do número de viajantes internacionais (+6%) alavancou os nossos resultados na América do Sul. “A demanda na região cresceu 5,7%, enquanto a oferta de quartos apenas 2%, o que demonstra o potencial que temos de atingir”, afirma Patrick. “Globalmente, representamos 8% do network e pipeline da Accor na região, portanto, nossa meta é ampliar esse percentual nos próximos anos, com 500 hotéis abertos e outros 150 em pipeline até 2022 – nosso novo desafio estratégico”. Clique aqui e confira na seção Números o infográfico com os principais dados de Desenvolvimento da região em 2018.

Um dos pontos que também impactaram positivamente os nossos resultados no ano passado foi a aquisição da Atton, concretizada em maio de 2018. Esse incremento no nosso portfólio foi fundamental para ampliar a nossa presença e a liderança na América do Sul, propiciando a ampliação da oferta aos nossos clientes e associados do Le Club AccorHotels, que conta com mais de 3,8 milhões de associados só na região e deve chegar a mais de 4 milhões de associados na América do Sul em 2019.

Além de ser acompanhado pelos colaboradores da Sede do Brasil, do CSC e de unidades de São Paulo, o Resultados com o CEO foi transmitido ao vivo para as equipes dos países hispânicos. Patrick destacou o crescimento recorde do Grupo, que abriu 300 novos hotéis, além das aquisições, totalizando 587 unidades e 100 mil quartos. A região da América do Sul ocupa o segundo lugar em ritmo de aberturas, com +9,6% de crescimento. Veja no infográfico os principais resultados de 2018.

Até o início de março de 2019, a Accor atingiu a meta de 378 hotéis em operação na América do Sul e 122 unidades em pipeline. Além dos dados globais, recorde também foi atingido aqui na região: no ano passado, foram assinados 45 contratos e inauguradas 52 unidades (+15%).

Os índices de qualidade continuam animadores e colocam a região como referência nesse quesito. Em 2018, atingimos 83,3% de satisfação. “É um grande sucesso e que vem sendo mantido porque nossas equipes compraram a ideia e entenderam que qualidade é essencial para ser oferecida aos clientes”.

 

MAIS NESSA EDIÇÃO