Edição 55 - novembro/2018 - Acontece por Aqui

Deixe a sua saúde no azul!

Iluminação na cor azul nos principais pontos turísticos das cidades, ativações em lugares públicos e muita informação. Durante todo o mês de novembro, os cuidados com a saúde masculina estiveram em evidência em diversos países que aderiram ao Novembro Azul – movimento que surgiu na Austrália, em 2003, em decorrência das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro), e implementado no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela vida.

Mas, mais do que uma simples campanha, o Novembro Azul é uma oportunidade para conscientizar homens de todo o mundo sobre a importância dos cuidados preventivos contra esse tipo de câncer, que tem 90% de chances de cura quando descoberto precocemente. No Brasil, a cada ano são detectados 68 mil novos casos da doença.

A forma mais segura – e rápida – para detectar o câncer de próstata em estágio inicial é o exame de toque retal, feito em apenas 15 segundos. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Essa avaliação deve ser feita todos os anos pelos homens a partir dos 50 anos de idade.

E você, colaborador, está em dia com a sua saúde? Aproveite e realize os exames necessários para se prevenir contra essas e outras doenças.

O que é próstata?

É uma glândula localizada na região pélvica do homem, com formato semelhante ao de uma noz. Fica bem abaixo da bexiga e à frente do reto, sendo atravessada pela uretra por onde a urina é eliminada. Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é a de produzir o esperma.

O que é o câncer de próstata?

É uma doença que ocorre quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Além disso, pode avançar e atingir outros órgãos, localmente ou à distância. A real causa do câncer de próstata ainda é desconhecida. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, atrás somente dos tumores de pele.

Números:

  • 68 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer);
  • ​90% de chance de cura se a doença for descoberta precocemente;
  • ​Segundo o INCA, são cerca de 13 mil mortes por ano, isso significa uma morte a cada 40 minutos.

 

Deixe a sua saúde no azul!

MAIS NESSA EDIÇÃO