Edição 63 - Agosto/2019 - Acontece por Aqui

Das mãos de mulheres artesãs para as mesas do TasteIT Food & Lounge

As louças utilizadas para servir as criações de um renomado chef têm peso fundamental na apresentação do prato ao cliente. No restaurante TasteIT Food & Lounge, do Pullman SP Ibirapuera, desde o mês de junho, as refeições chegam à mesa em peças artesanais de cerâmica, feitas por mulheres empreendedoras da Rede Balsear.

O projeto surgiu em 2013, em São Bernardo do Campo (SP), na região do pós-balsa. O grupo de mulheres busca por meio da sua arte preservar e promover as potencialidades locais, gerando renda complementar durante o período de defeso, meses nos quais a pesca é proibida. Cada peça leva cerca de 30 dias para ser desenvolvida.

Em parceria com o RiiSE, a unidade apoiou o trabalho das artesãs por meio do Projeto Connect, que tem o intuito de valorizar os fornecedores locais que priorizam a sustentabilidade, a diversidade e o comércio justo por meio de trabalhos artesanais. Cerca de 80 peças foram adquiridas pelo hotel para compor o enxoval de louças do TasteIT.

O lançamento da nova coleção foi realizado durante um jantar no restaurante, com a presença de suas criadoras, além de jornalistas e de diretores da Accor, como Philippe Trapp, COO Luxo e Lifestyle, e Magda Kiehl, SVP Legal, Risk and Compliance América do Sul e Líder do RiiSE na região. Para a ocasião, o chef Jean Burlaud preparou um menu exclusivo, pensado especialmente para ser serviço das louças feitas pelas mulheres.

“O projeto traz para a vida real os propósitos corporativos do empoderamento feminino e da valorização da sustentabilidade, a diversidade e a promoção da equidade, que são parte da estratégia da Accor. É maravilhoso ver o trabalho delas reconhecido e saber que a Companhia pode contribuir para o desenvolvimento da comunidade”, declara Magda.

De acordo com Jarves Rockenbach, gerente geral do Pullman SP Ibirapuera, a peculiaridade do trabalho feito pelas mulheres do Balsear também foi fundamental para que a unidade apostasse no projeto. “São peças únicas, ricas em detalhes, inspiradas em folhas e na diversidade da Mata Atlântica”, explica. “O jantar foi uma forma de homenagear o trabalho das artesãs e fechar com chave de ouro essa primeira fase do Projeto Connect”, conclui.

 

MAIS NESSA EDIÇÃO