Edição 62 - junho/2019 - Acontece por Aqui

Bee Sustainable Fairmont: conheça mais sobre a iniciativa que cuida de abelhas

Há quase 30 anos, a marca Fairmont está comprometida em proteger o meio ambiente e, desde 2008, viu a oportunidade de ajudar a apoiar a saúde das abelhas, colocando colmeias nos jardins de seus rooftops, por meio do programa Bee Sustainable. Hoje, a iniciativa conta com mais de 20 apiários de abelhas e mais de 20 hotéis de abelhas polinizadoras selvagens em unidades da marca em todo o mundo. Muitos hotéis também são conhecidos por cultivar ervas e hortas em suas propriedades, o que também contribui para a saúde dos polinizadores.

POLINIZAÇÃO é um processo importante para a vida: as abelhas têm uma função muito mais importante do que apenas a produção de mel. Elas são responsáveis pela polinização que é o transporte de pólen de uma flor para a outra. É através deste processo que as flores são fecundadas, começando o desenvolvimento de frutos e sementes. Ou seja, sem abelhas não haveria frutos silvestres, tomates, abacates, couves, maçãs, amêndoas, laranjas, entre muitos, muitos outros alimentos. O que significaria, então, a uma escala global, o desaparecimento das abelhas? Possivelmente, enormes dificuldades em produzir comida para toda a população do mundo. Além disso, um enorme desequilíbrio ao ecossistema seria causado com fatores potenciais.

Para celebrar o mês da polinização, que aconteceu em junho, a marca – que é a primeira do segmento de luxo a desenvolver uma abrangente programação local para abelhas –  anunciou o próximo passo do seu projeto Bee Sustainable com o lançamento de um novo polo digital interativo: fairmontbeesustainable.com. A plataforma foi criada para ajudar a educar hóspedes e colaboradores sobre a importância da saúde mundial das abelhas e incentivar visitantes a acompanharem, por meio de análises, o monitoramento de colmeia em tempo real e as mais recentes atualizações de seus apiários nos rooftops e hotéis de abelhas.

Por aqui, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, a primeira unidade da marca de luxo da Accor na América Latina mantém esse pilar e, entre outras iniciativas, firmou parceria com o apiário Amigos da Terra, empresa familiar localizada na região de Nova Friburgo no RJ, para produzir artesanalmente uma linha exclusiva de mel para o hotel.

Resultante de florações silvestres, de laranjeiras, assapeixes e eucaliptos visitadas pelas abelhas, o mel será utilizado nos três pontos de alimentação do Fairmont Copacabana, abertos ao público em geral: o restaurante Marine, o Spirit Copa Bar e o Coa&Co Café. Com sabor suave e coloração clara, o insumo será oferecido em forma líquida e em favo, possibilitando uma maior versatilidade de uso nas receitas.

À frente do conceito gastronômico do hotel, o chef francês Jérôme Dardillac é um entusiasta da iniciativa. “Sou um apaixonado pela gastronomia do Brasil e defensor do uso de produtos locais. O conceito da gastronomia do Fairmont Copacabana foi pensado para trazer conexões genuínas aos nossos hóspedes. Alinhados com a marca, buscamos fornecedores artesanais para garantir alta qualidade com ingredientes nacionais e regionais”, afirma.

Internacionalmente, a rede Fairmont mantém uma constante busca por formas criativas de aprimorar sua premiada plataforma “Fairmont Sustainability Partnership”. Um exemplo emblemático desse empenho é o programa “Bee Sustainable”, um pilar da marca Fairmont que conta, atualmente, com 40 apiários em suas propriedades, com colmeias instaladas nos jardins dos telhados e em outras áreas de suas unidades ao redor do mundo. No Rio de Janeiro, foi feita a opção de apoiar e valorizar os pequenos produtores locais, firmando a parceira com o apiário familiar de Nova Friburgo.

 

MAIS NESSA EDIÇÃO