Para celebrar a data e o compromisso com o meio ambiente, foi lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) o Projeto de Compensação de Carbono da AccorHotels, que tem como objetivo a neutralização da pegada de carbono deixada pelas plataformas digitais da empresa. A iniciativa foi idealizada pelas colaboradoras Susanne Zapelão, analista de Web Marketing & E-commerce AccorHotels América do Sul, e Vivan Rodes, assistente executiva da diretoria de TI AccorHotels América do Sul, em parceria com a área de Responsabilidade Social.
“A ideia foi inspirada em referências de boas práticas que equilibravam o desenvolvimento sustentável e tecnológico em outras empresas”, comenta Susanne. “Em meio às transformações digitais que a AccorHotels está vivendo, identificamos uma oportunidade de aliar nossos conhecimentos e recursos para realizar um projeto em prol do meio ambiente”, complementa Vivian. Por conta da iniciativa, as colaboradoras tiveram a oportunidade de conhecer a área de plantio do Plant for the Planet na Serra da Canastra, no Brasil.
Para calcular o carbono emitido por suas plataformas digitais, a empresa extraiu os dados das suas plataformas e de seu programa de fidelidade Le Club AccorHotels, patrocinador do projeto: somente em 2015, foram 143 milhões de visualizações de páginas dos hotéis da rede e de suas marcas, Le Club AccorHotels e no site AccorHotels.com, além de 339 envios e mais de 52 milhões de recebimentos de newsletters e seis milhões de cliques em links patrocinados. Ao todo, foram emitidas 30 toneladas de carbono, que serão neutralizadas pelo plantio de 124 árvores pelo parceiro da AccorHotels no programa Planet for the Planet no Peru, que possui certificação em neutralização de carbono.
Entre 2009 e 2016, a AccorHotels plantou cinco milhões de árvores em todo o mundo, sendo 561 mil na América do Sul. Deste total, 31 mil foram plantadas no Peru e 530 mil no Brasil, na região mineira da Serra da Canastra, onde 313 hectares foram reflorestados, equivalente a 418 campos de futebol, e 223 nascentes da região do Rio São Francisco foram recuperadas.
E para engajar todos os colaboradores nessa importante causa, também no Dia Mundial do Meio Ambiente, foi lançado um concurso para saber como eles estão colaborando para um mundo mais sustentável. As respostas serão aceitas até o final deste mês e, dentre as melhores, será selecionado um colaborador ou colaboradora que poderá conhecer a área de reflorestamento do programa Plant for the Planet no Brasil, a Serra da Canastra.