Ser uma big player no segmento Luxe é uma estratégia clara para a AccorHotels. O caminho para atingir essa meta começou a ser trilhado há cerca de sete anos, quando a rede Sofitel passou por um processo de transformação e tornou-se uma família com quatro marcas: Sofitel Legend, SO Sofitel, Sofitel e Mgallery by Sofitel. Em 2016, mais um passo foi dado pela companhia ao adquirir a rede FRHI e suas três marcas de luxo: Fairmont, Raffles e Swissôtel. “Atualmente, são 450 hotéis Luxe e temos a ambição de chegar a 650 em todo o mundo nos próximos três ou quatro anos”, explica o EVP de Operações Luxe e Upscale da AccorHotels América do Sul, Philippe Trapp.
De acordo com o executivo, para chegar no diferencial de atendimento em que o colaborador oferece um reconhecimento individual a cada hóspede, foi realizado durante dois anos o processo de reverse thinking, em que se estudou o perfil dos clientes e a maneira como eles se relacionam com o hotel para se estruturar, pelas equipes globais de Talento e Cultura, Marketing e Académie de Treinamento AccorHotels. Hoje, esse tripé de equipes trabalha em parceria para monitorar a qualidade da experiência do cliente, recrutar os melhores profissionais e mantê-los capacitados para garantir o atendimento. A frase “We are committed to create memorable moments through our passion for hospitality” (estamos comprometidos em criar momentos memoráveis por meio da nossa paixão pela hospitalidade) é um valor que os colaboradores colocam em prática diariamente com paixão.
Desenvolvimento futuro
Das marcas recém-adquiridas pela AccorHotels, Swissôtel é a única que já opera na América do Sul, com duas unidades, Swissôtel Quito e Swissôtel Lima. Fairmont, que já é uma marca consolidada no Canadá e nos Estados Unidos, será desenvolvida na região nos próximos dois ou três anos, uma vez que o mercado sulamericano é formado por cerca de 30% de clientes da América do Norte. Raffles levará um tempo maior para chegar à região, devido às condições necessárias para criar um produto de alto luxo. Grand Mercure, por sua vez, é uma marca que viabiliza a conversão de hotéis para o segmento luxo – o que é um diferencial pois viabiliza o aumento do portfólio do segmento. Também há planos para o desenvolvimento de novas unidades da rede Sofitel na região.
Parcerias de luxo
Quem se hospeda em um dos hotéis de luxo da AccorHotels vivencia uma experiência única, diferente de qualquer serviço oferecido por unidades de outras bandeiras da companhia e até por empresas do mesmo segmento. Cada uma das marcas do portfólio Luxe da empresa (Raffles, Sofitel Legend, SO Sofitel, Fairmont, onefinestay, MGallery, Pullman, Swissôtel, 25hours) possui características próprias, capazes de surpreender os clientes e até antecipar as suas necessidades. Por exemplo, o Pullman é uma marca ultraconectada capaz de fornecer ao cliente uma estadia moderna e disruptiva.
Em francês, a palavra Luxe significa luxo. Pela rápida associação que o idioma tem com produtos desta categoria, Luxe passou a ser também o nome do segmento premium das marcas da AccorHotels. Isso faz parte de uma estratégia de ressignificar o segmento para o consumidor. Parcerias estratégicas, como o recente acordo com o São Fernando Golf Club, um dos mais tradicionais e importantes clubes de golfe do Brasil, estão sendo realizadas para concretizar essa estratégia.

