Edição 29 – agosto/2016 - Destaque

Conheça o trabalho do Plant for the Planet no Peru

Já são muitos os benefícios das iniciativas realizadas por meio do Planet for the Planet, o programa global de reflorestamento realizado em parceria entre a AccorHotels e a Pur Project em 25 regiões. Desde 2009, já foram plantadas mais de 4,5 milhões de mudas em todo o mundo a partir da economia gerada pelo reaproveitamento de toalhas nos hotéis e a América do Sul é umas das regiões que mais contribuiu para estes resultados. O Brasil possui uma área de plantio desde o início do Programa, onde já foram plantadas mais de 500 mil mudas e, desde 2013, desenvolve o programa também no Peru, onde já foram plantadas mais de 30 mil árvores, o equivalente a 30 hectares ou 42 campos de futebol.

No Peru, o projeto acontece na região de San Martin, na Amazônia Peruana e é realizado em parceria com a Acopagro, cooperativa membro da Fundavi (Fundação Amazônia Viva). A área de plantio foi escolhida a partir de premissas básicas, como o impacto global, a capacidade produtiva e o número de beneficiários. “A AccorHotels e a Fundavi são importantes parceiros para que o produtor se sinta motivado para seguir plantando mais árvores e melhorar o clima em todo o mundo, e também a qualidade de vida das famílias”, explica Lin Caballero, produtor e agricultor.

Trata-se de uma região que foi desmatada na década de 80, quando se tornou zona de produção de coca. A Acopagro foi criada no fim da década de 90 e iniciou o projeto de reflorestamento em 2008 para mudar esse cenário social e econômico do local. Desde então, a cooperativa atua em três frentes: desenvolvimento de sistemas agroflorestais para plantio de cacau e produção de alto rendimento; preservação da biodiversidade e regeneração dos ecossistemas locais; e capacitação da comunidade após a mudança da coca para o cacau.

No mês de junho, a área de plantio foi visitada pela equipe de CSR da AccorHotels, colaboradores e jornalistas locais. “Para nós, é importante desenvolver um projeto de reflorestamento que oferece benefícios globais. O reconhecimento da AccorHotels aos produtores é muito bom e eles sentem-se orgulhosos quando recebem visitas. É isso que buscamos no projeto, o produtor se sentir reconhecido pelo que está fazendo, não apenas para sua família, mas sim para o mundo”, afirma Dick Vergara, da Fundação Amazônia Viva.

“Participar de uma iniciativa que pode mudar o cenário ambiental e as condições de vida das pessoas da região do Alto do Huayabamba é muito gratificante. Esperamos que os resultados do Plant for the Planet também engajem os colaboradores dos nossos hotéis, que têm papel fundamental para o sucesso do programa” relata Antonietta Varlese, VP de Comunicação e CSR.

 

Conheça o trabalho do Plant for the Planet no Peru

MAIS NESSA EDIÇÃO