Edição 64 - Setembro/2019 - Acontece por Aqui

Uma homenagem aos grandes chefs argentinos

Com a presença de mais de 60 pessoas, o Palladio Hotel Buenos Aires MGallery realizou um jantar em homenagem ao reconhecido chef Ramiro Rodríguez Pardo, precursor da alta gastronomia na Argentina, que ganhou reconhecimento internacional por suas criações.

Na sexta-feira, dia 2 de agosto, os convidados foram recebidos por Rodríguez Pardo, que os esperava para saudá-los e dar-lhes calorosas boas-vindas. Esse evento foi realizado no Restaurante Negresco e, devido ao grande número de convites, o hotel abriu o Salão Rodríguez Peña para a ocasião.

O chef do Palladio, Ramiro Martínez, iniciou sua carreira na década de 80 em Catalinas, no icônico restaurante de Rodriguez Pardo. A partir daí, estabeleceram uma estreita relação que dura até hoje. “Ramiro é meu mentor e modelo a seguir nesta maravilhosa profissão. Eu o conheço há muitos anos, por isso queria homenageá-lo com pratos inspirados em sua gastronomia e cercado de gente que o admira e que tem acompanhado sua trajetória”, comentou Martínez. Sua ideia é continuar com essas homenagens convidando importantes chefs nacionais e internacionais.

O jantar contou com um menu de seis etapas, uma tendência à cozinha espanhola do campo. O petit bouché foi um croquete de jamón serrano e cappuccino de castanhas assadas. A primeira etapa apresentou uma codorna recheada de castanhas, endívias e amêndoas tostadas; a segunda, arroz negro, camarões, vieiras e espuma de aioli; e a terceira, leitão confitado, terrine de marmelos e creme de batata doce. A pré-sobremesa foi um sorvete de tangerina e azeite de oliva; e a sobremesa, uma torta de Santiago com gelato de açafrão. Cada prato foi servido com uma taça de Bodegas Catena escolhida pelo chef. Para fechar, havia café ou chá acompanhado de petits fours.

Pioneiro na cozinha moderna na televisão juntamente com o “Gato” Dumas, em seus 60 anos como cozinheiro, Rodríguez Pardo abriu mais de 30 restaurantes – entre eles Catalinas, Clarks, Lola, Sinclair – com os quais recebeu importantes prêmios de gastronomia. De origem espanhola – nascido na Galícia – chegou a Buenos Aires como um jovem chef e trouxe consigo a magnífica cozinha de sua terra que marcou seu estilo único.

 

MAIS NESSA EDIÇÃO