Edição 53 - setembro/2018 -

Somos todos amigos da diversidade

“Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBT+” é um dos dez compromissos que a AccorHotels se responsabilizou em cumprir quando aderiu ao Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, em março de 2017.

Desde então, a empresa está fazendo a sua parte para dar visibilidade ao tema da diversidade sexual, ajudando os colaboradores a serem agentes de um ambiente inclusivo, respeitoso e livre de discriminação.

Nesse sentido, uma das iniciativas mais recentes do Comitê LGBT+ foi o treinamento realizado por Marcelo Gallego, advogado especialista no tema LGBT+, que atua junto à Coordenação de Políticas LGBTI da Prefeitura de São Paulo. Duas edições da capacitação foram realizadas: uma para colaboradores da Sede, em São Paulo, e outra no Novotel SP Jaraguá Conventions – ocasião em que 38 colaboradores de diferentes unidades de São Paulo tiveram a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas que tinham sobre o tema.

“Foi um encontro muito rico e cheio de interação, com bastante diálogo e troca de informações, atendendo à nossa proposta de levar conhecimento sobre o tema LGBT+ às equipes”, comenta Larissa Lopes, gerente de Desenvolvimento Sustentável América do Sul. “Quem participou esclareceu as principais dúvidas sobre como lidar com colaboradores e clientes LGBT+ nas unidades”, acrescenta.

Se você também quer esclarecer suas dúvidas sobre o tema, fique tranquilo. O treinamento apresentado pelo Marcelo foi gravado pela equipe da Académie AccorHotels e está disponível no ClickAccor para todos. Na plataforma, basta procurar pelo tema: Diversidade – Módulo sobre diversidade sexual, gênero, nome social – Online.

Vitória LGBT+ na Índia

A Suprema Corte da Índia voltou, no início de setembro, a descriminalizar a homossexualidade no país, ao revogar uma sentença de 2013 que validava uma lei britânica de mais de 150 anos que pune os atos “contra a natureza” e criminalizava com penas de prisão as relações entre pessoas do mesmo sexo. Os cinco juízes que compõem a Corte, liderada pelo presidente do Supremo indiano, Dipak Misra, decidiram declarar suas sentenças individualmente, onde todos concordaram em anular a validade do artigo 377 do Código Penal indiano que criminaliza as relações homossexuais.

Fonte: Exame

Todos precisam aprender

No Brasil, o governo do Distrito Federal lançou, em setembro, uma cartilha para orientar os profissionais de segurança pública na abordagem de pessoas gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e intersexuais (LGBTI). A ideia, segundo a Secretaria de Segurança Pública, é que o material ajude a humanizar o tratamento dado a essa população – seja como vítimas ou como suspeitos. As regras valem nas delegacias, nas operações de fiscalização ou durante um atendimento do Corpo de Bombeiros, por exemplo.

Fonte: G1

Uma grande referência

O ativista gay e CEO da Apple, Tim Cook, fez um discurso para a juventude LGBT+ durante o festival de música LoveLoud, que aconteceu em Utah (EUA) e arrecadou verba em prol da comunidade LGBT+. “Eu vim dar uma mensagem simples que quero que cada pessoa LGBT+ aqui ouça e acredite. Você é o presente do mundo, um presente único e especial, do jeito que você é. Sua vida é importante. Pra você eu digo: encontre sua verdade, fale sua verdade, viva sua verdade”, afirmou ele. O LoveLoud arrecadou mais de 1 milhão de dólares para instituições beneficentes LGBTQ, incluindo o Projeto Trevor, a Fundação Tegan and Sara e a Encircle.

Fonte: ObservatórioG

 

Somos todos amigos da diversidade

MAIS NESSA EDIÇÃO