Edição 57 - janeiro/2019 - Destaque

Plastic Free: vamos eliminar o plástico dos nossos hotéis

Copos, talheres, pratos, sacolas, canudos e garrafas plásticas. Quantos desses itens você usou somente no dia de hoje? Qual a quantidade de lixo você está deixando para o mundo? De acordo com a ONU, um milhão de garrafas plásticas são usadas a cada minuto e cerca de 300 milhões de toneladas de plásticos são despejados como lixo no mundo ao ano – 91% é descartado no meio ambiente e leva centenas de anos para se decompor.

Aqui na AccorHotels, demos início à luta contra o plástico com a campanha Canudo pra quê, que continua engajando os hotéis na retirada dos canudos, com grande adesão dos colaboradores e hóspedes. “Agradecemos a todos pelo engajamento e relembramos que as bebidas devem ser servidas sem canudos aos clientes. Canudos sustentáveis devem ser entregues apenas se o cliente pedir. Canudo pra quê?”, salienta Larissa Lopes, gerente de Desenvolvimento Sustentável América do Sul.

Em 2019, a jornada para reduzir o consumo de plástico continua! “Queremos incentivar o consumo consciente dos colaboradores, hóspedes e fornecedores, promover a reflexão, para que cada um de nós questione seus hábitos e reflita sobre como o plástico pode ser substituído ou eliminado no dia a dia nas unidades e também em casa”, explica Larissa. O Sofitel Bogotá Victoria Régia, na Colômbia, impulsionou a mudança comportamental do fornecedor das pantufas. “Cada par vinha embalado individualmente em sacos plásticos dentro de uma caixa. Solicitamos ao fornecedor que eliminasse o empacotamento individual no plástico, entregando as pantufas aos hóspedes na caixa”, conta David Kianni, gerente geral do Sofitel Bogota Victoria Regia.

Globalmente, foram estipuladas duas metas para serem cumpridas até o final do ano: eliminar o uso de mexedores plásticos em bebidas, que poderão ser trocados por itens feitos com bambu, madeira ou outra alternativa eco friendly encontrada pelas unidades; e substituir as hastes flexíveis (cotonetes) de plástico por itens produzidos com papel.

Às equipes dos hotéis que estiverem à frente da substituição desses itens, Larissa propõe a reflexão. “O mexedor de bebida, mesmo que feito com material sustentável, é realmente necessário para o drink que será servido ao cliente? Vale a pena pensar nisso, porque independentemente do material utilizado, a geração de resíduo acontece”, destaca. Os hotéis Santa Teresa Mgallery e Mama Shelter Rio já fizeram essa mudança comportamental.

Já as metas estabelecidas para as unidades da região contemplam a eliminação do uso de itens descartáveis como copos, talheres e pratos; e a substituição das sacolas plásticas de lavanderia, disponíveis nos apartamentos, por peças produzidas em materiais como algodão cru, TNT ou até mesmo com os enxovais não utilizados pelos hotéis, que podem ser confeccionados por uma ONG parceira do hotel.

Confira a mensagem de Sébastien Bazin, nosso CEO e Chairman global, sobre a nossa meta global.

Tem hotel que já está fazendo a sua parte!

  • Sofitel Buenos Aires Recoleta: substituiu as sacolas de plástico de lavanderia por eco bag feita de algodão.
  • ibis Itatiba: já removeu os copos de plástico no quarto, que estão disponíveis mediante solicitação apenas na Recepção.
  • Ibis Curitiba Batel: substituiu a sacola plástica do bar por uma cesta retornável
  • Mercure SP Jardins: substituiu garrafas plásticas por garrafas de vidro nos restaurantes e eventos, e comprou uma máquina para produzir água com gás.
  • Novotel SP Jaraguá Conventions e o Novotel RJ Praia de Botafogo: trocaram as minigarrafas de plástico por galão de plástico reutilizável.
  • Mercure Maceió: já utiliza agitadores de madeira ou de bambu nas bebidas.
  • Ibis Styles SP Anhembi: está retirando a garrafa de plástico do bar

 

MAIS NESSA EDIÇÃO