Edição 53 - setembro/2018 - Destaque

Outubro Rosa: nós apoiamos!

O primeiro passo do movimento Outubro Rosa, uma iniciativa mundial de combate ao câncer de mama, foi dado em 1990, quando a primeira Corrida pela Cura foi realizada em Nova Iorque. A prova, que desde então acontece anualmente nos Estados Unidos, inspirou a realização de muitas outras atividades em diversos países, e duas delas contam com o apoio do WAAG: a 14ª Corrida e Caminhada Avon, em Buenos Aires, na Argentina, e a 57º Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, que acontece em São Paulo, Brasil.

Realizadas no dia 30 de setembro, as iniciativas abrem oficialmente as comemorações do Outubro Rosa que buscam conscientizar milhares de mulheres sobre os riscos do câncer de mama e incentivá-las a realizar a prevenção precoce da doença. Se detectada a tempo, as chances de cura são maiores do que 90%.

“Reafirmamos com esses apoios o nosso compromisso com as causas de saúde, bem-estar e direitos das mulheres como uma prioridade, uma tarefa pela qual fomos reconhecidos em várias ocasiões”, explica Magda Kiehl, SVP Legal,  Risk & Compliance AccorHotels América do Sul e embaixadora do WAAG na região.

Quem participou da prova de 4,5 km em Buenos Aires e compareceu no mesmo dia aos hotéis das marcas ibis, Novotel e Sofitel da cidade, usando a camiseta do evento, teve 10% de desconto para aproveitar o café da manhã e recarregar as energias com uma alimentação saudável! Já para a prova em São Paulo foram sorteados cinco kits para os colaboradores.

“Por meio da corrida e da caminhada, queremos promover a conscientização do câncer de mama, agregando pessoas de todos os gêneros e faixas etárias. Isso nos ajudará a levar a mensagem da importância da atenção à saúde e do diagnóstico precoce mais longe”, explica Mayra Sorrentino, analista de tesouraria e membro do comitê WAAG do Brasil.

A iniciativa será abordada nas operações e nas sedes administrativas. “Faz parte da nossa essência acompanhar ações como a caminhada da Avon, que por meio da conscientização protege milhares de pessoas. Durante o mês de outubro, implementaremos ações de conscientização em todas as unidades da Argentina”, ressalta Lucía Fillipeli, advogada e líder do comitê WAAG da Argentina.

Como surgiu o movimento

Apesar da primeira Corrida pela Cura ter ocorrido em 1990, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi (EUA) começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama, escolhendo o mês de outubro para a realização das ações. Atualmente, o movimento Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo e caracterizado por monumentos iluminados com luzes na cor rosa. O símbolo internacional da campanha é o laço cor de rosa.

 

Outubro Rosa: nós apoiamos!

MAIS NESSA EDIÇÃO