Edição 50 – junho/2018 - Destaque

Conheça o novo CSC AccorHotels Brasil

Imagine chegar à empresa em uma segunda-feira, pós-feriado, e encontrar um lugar diferente do ambiente em que você estava na semana anterior. Pois foi exatamente isso que aconteceu com os colaboradores da equipe do CSC (Centro de Serviços Compartilhados) da AccorHotels no Brasil. Todos se surpreenderam e gostaram das mudanças feitas no espaço onde realizam suas atividades diárias.

“O ambiente ficou com a cara da AccorHotels! Ganhou nova pintura, cores e um layout que possibilita mais mobilidade, agilidade e interação entre as pessoas e as áreas”, declara Ramona Linsmayer, gerente geral do CSC.  “Não temos mais salas ou áreas específicas para os gerentes, mas, sim, uma única operação, onde as equipes estão conectadas e podem ter uma comunicação mais fluída e efetiva. No local onde antes existia uma sala só para mim, criamos uma sala de despressurização, com bolas de fisioterapia, pufes, uma tabela de basquete e jogos para os colaboradores relaxarem em algum momento do dia, bem como fazermos reuniões descontraídas. A sala foi batizada como ‘Loading’ ”, acrescenta Ramona.

Tudo foi feito com o apoio dos próprios gestores do CSC, que colocaram a mão na massa e participaram do mutirão de transformação.  Entre as novidades do espaço estão as placas em inglês, identificando as áreas prestadoras de serviços, assim como nas grandes empresas de BPO (Bussiness Process Outsourcing – Terceirização de Processos de Negócios), para atender e surpreender os visitantes com relação à organização, ‘5S’ – uma das ferramentas do pensamento LEAN que suporta a criação de uma cultura de  disciplina, identificação de problemas e geração de oportunidades para melhorias – e espaço totalmente seguro, demonstrando que a área não manuseia documentos confidenciais sobre as mesas, mas que minimiza impressões e exposição de dados.

Vale ressaltar que todas as mudanças foram alinhadas com a área de Comunicação da AccorHotels e aprovadas formalmente pela equipe da França.

No dia quatro de junho, quando foram surpreendidos com a nova cara do local onde trabalham, os colaboradores também participaram de um café da manhã com Mauro Rial, CFO AccorHotels América do Sul, e Peri Gondim, gerente de Talento & Cultura. “Não cortamos nenhuma faixa para simbolizar a abertura da nossa nova casa, mas, com espírito inovador, pedimos para que o Mauro lançasse a primeira bola de basquete na nova sala de despressurização”, menciona Ramona.

Mudanças por fora e por dentro

Mas, as novidades não dizem respeito somente ao seu espaço físico. A começar pelo novo nome da área, que deixou de ser conhecida como CAF (Centro Administrativo Financeiro) e se tornou CSC AccorHotels Brasil.

De acordo com Ramona, essa mudança foi importante para refletir o posicionamento e a essência do CSC. “Fazemos parte da AccorHotels e não realizamos somente serviços administrativos e financeiros. O nosso foco são nossos clientes e investidores, e nosso trabalho envolve uma série de particularidades que têm como objetivo entender e analisar as necessidades dos públicos-alvo e nos tornarmos parceiros, por meio de um serviço de qualidade e diferenciado. O nosso novo caderno de serviços também reflete esse novo approach”, salienta.

Ramona assumiu a gestão do CSC no mês de fevereiro (saiba mais sobre ela na Entrevista do Mês desta edição).

Seus maiores desafios são: consolidar a equipe para atingir os novos objetivos; ter foco no cliente, aproximando-se dele por meio de uma nova área criada especialmente para isso, chamada “Customer Relationship“; atender expectativas e particularidades; implantar melhorias nos processos por meio da nova área de Excelência Operacional (DEX), tornando os processos smart and lean, ou seja, ágeis e em conformidade com auditorias. O uso de tecnologias, como RPA, (Robotic Process Automation – inteligência artificial, normalmente em forma de software, aliada a uma máquina que é capaz de realizar tarefas de maneira automática) é outra de suas metas, inovando e modernizando o Centro de Serviços Compartilhados. “Vários Kaizens já foram implementados por nosso time. Estamos aguardando a aprovação de um RPA para o CSC. Demos os primeiros passos neste novo mundo dos processos, inovação e tecnologia, e agora não há mais volta!”, comenta Ramona.

 

Conheça o novo CSC AccorHotels Brasil

MAIS NESSA EDIÇÃO