Edição 27 - Junho/2016 - Você Sabia

Você sabia…

Que a América do Sul apresenta um dos melhores índices de adesão ao OPEN para reporte de economia de água e energia?

97% dos hotéis da região já aderiram à ferramenta global e lançaram as informações referentes ao primeiro trimestre. “O monitoramento anual do desempenho dos hotéis é uma ação muito importante para medir, não só os ganhos para o Grupo, mas também o engajamento de toda a Região com o programa de desenvolvimento sustentável da AccorHotels, o Planet 21” afirma Paulo Mancio, SVP Design & Technical Services América do Sul.

Para aumentar ainda mais este envolvimento dos hotéis em todo o mundo, em 2017, o OPEN será substituído por uma nova versão – o GAIA, que a partir de setembro de 2016 também medirá os resultados do Programa Plant for the Planet. As mudanças facilitarão ainda mais o acesso e o input de dados.

O que está sendo feito nos hotéis?

 O sistema de ar-condicionado, atualmente, é o grande vilão do consumo de energia, por representar cerca de 60% do total gasto em cada hotel. Como medida de economia, serão instalados aparelhos com o sistema VRV (Volume de Refrigerante Variável), que funcionam de maneira computadorizada e conforme a demanda do ambiente.

Lâmpadas são classificadas em três principais gerações: incandescentes, fluorescentes e LED. Nos hotéis, todas serão substituídas por lâmpadas da última geração, que consomem menos energia e têm maior tempo de vida útil, em torno de 15 mil horas.

O Novotel SP Morumbi já conta com um sistema de captação de energia solar para pré-aquecimento da água. Por meio dele, é possível reduzir em 33% o consumo de energia elétrica.

No ibis SP Morumbi foi implantado o projeto piloto que contempla a troca das torneiras e dos chuveiros antigos por peças com aeradores. Essa iniciativa prevê uma economia de 15% no consumo de água na unidade.

 

Você sabia…

MAIS NESSA EDIÇÃO