Edição 61 - maio/2019 - Acontece por Aqui

Bernarches Awards Global: conheça os ganhadores e destaques da nossa região

A cada ano, a Accor reconhece o talento, o compromisso e as conquistas extraordinárias dos colaboradores dos hotéis e das Sedes por meio do Bernarches Awards.

Para a edição de 2018, o prêmio recebeu diversas candidaturas de todo o mundo. Os melhores foram pré-selecionados pelas regiões e avaliados por um júri de 15 especialistas em Operações, funções corporativas e inovação.

“Audácia, criatividade e disciplina são valores essenciais na Accor. Estes cases são prova disso e mostram que o foco no cliente, a co-construção, a determinação e a autoconfiança de uma equipe são os impulsionadores mais poderosos de nosso sucesso. Parabéns a todos os vencedores!” parabeniza Sébastien Bazin, CEO e Chairman Global.

Com tanta gente talentosa, claro que a nossa região não poderia ficar de fora! Confira os destaques da América do Sul e mais detalhes dos cases inscritos.

LETÍCIA CRUZ com “Coupe du Monde de la pâtisserie”
Sofitel Rio de Janeiro Ipanema

Letícia sempre gostou de cozinhar. Estudou no Brasil e na Argentina, subiu passo a passo… até que finalmente a renovação do Café Cajá, a pâtisserie francesa que fica no Sofitel RJ Ipanema, a instigou a participar de prestigiados eventos mundiais: a Sirha São Paulo (a versão brasileira da International Catering Hotel and Food Trade Exhibition), a Copa Maia no México e a World Pastry Cup na França! Graças ao seu know-how, ideias e determinação, ela é hoje a melhor Chef Pâtissier do Brasil na categoria chocolate.

A autêntica pâtisserie francesa de Letícia, servida no Café Cajá, oferece o “algo extra” que faz uma experiência excepcional. Os números são a prova deste sucesso: as vendas no Café aumentaram em 50% no ano passado. O conceito de “Café Gourmet” agrada a todos e combina com uma boa experiência de hospedagem. Tudo isso agrega valor à marca Sofitel e pode ser replicado nos outros hotéis de luxo do Grupo no mundo.

O verdadeiro DNA Sofitel

As sobremesas criativas de Letícia, com sua delicada mistura de elegância e sofisticação, são uma grande alavanca para a hospitalidade do Sofitel com um toque francês. E não há como parar Letícia: seu talento, paixão e espírito de conquista a deixam inspirada por querer sempre mais!  À medida em que ela inova e explora novos conceitos de pâtisserie, a sua contribuição para o Sofitel e para a Accor como um todo será definitivamente “doce” nos próximos anos – em todos os significados da palavra!

Na categoria “silver”, temos três ganhadores que são: Roberta Vernaglia, VP de Marketing para América do Sul com o case “Permutas – Acordo de permuta com parceiros de mídia”, Luciano Fontana, gerente geral do Sofitel Montevideo Carrasco, no Uruguai, com a criação do Caviar Limited Edition by Sofitel e Zilca Saldanha, gerente sênior de D&TS, com o case do Design & Technical Summit Accor.

 

Roberta Vernaglia – “Permutas – Acordo de permuta com parceiros de mídia”

Com a crise que atingiu o mercado de hospitalidade no Brasil, Roberta teve uma ideia brilhante de usar a crise como uma vantagem para o grupo, observando uma oportunidade em um cenário onde não parecia haver. A ideia foi o projeto “Permutas”, um acordo de troca com os parceiros de mídia. O objetivo era permitir que nossos parceiros de mídia usassem nossas salas vazias gratuitamente em troca de cobertura da mídia, ou seja, nós usamos nossos quartos vagos para auxiliar no nosso “brand awareness” apoiando o conhecimento e notoriedade das marcas.

Assim que ouviram falar sobre “Permutas”, 82 hotéis da região se uniram e doaram 100 Room-Nights por ano (negociados com os proprietários e gerentes gerais) para o Departamento de Marketing negociar com os parceiros de mídia, de acordo com suas necessidades de viagem. No total, 4.127 Room-Nights foram negociadas com 15 parceiros de mídia – Out Of Home OOH, TV Aberta, TV por Assinatura, Rádio, Cinema, Revistas e Influenciadores Digitais. A Accor obteve um retorno de mídia de mais de €1 milhão, o que impulsionou muito a notoriedade e conhecimento de todas as nossas marcas – sem nenhum custo para o Grupo. “A conquista deste reconhecimento só foi possível com a sinergia de toda a equipe de Marketing, em especial, Henrique Mendonça, Gustavo Crivelari e Rafael Lopes da equipe de Mídia que auxiliaram diretamente em todas as negociações e análises do projeto”, comenta, Roberta.


Luciano Fontana – Caviar Limited Edition by Sofitel

“Sofitel” e “luxo” são duas palavras complementares que simbolizam a marca mais sofisticada da Accor. “Luxo” e “caviar” são uma combinação perfeita, quase sinônimos para os nossos hóspedes.

O Uruguai é reconhecido internacionalmente por sua produção de carne vermelha de altíssimo nível, no entanto, é também o único país do hemisfério sul a produzir caviar que, ao contrário de outras iguarias de luxo, não tem origem geográfica. Hoje, o Uruguai é o oitavo maior produtor do mundo, e seu “Esturiones del Rio Negro” tem um sabor único que se aproxima mais do caviar selvagem. Luciano viu a oportunidade para a Sofitel e pegou sem hesitação: associou o nome da Sofitel ao ouro negro e criou uma experiência exclusiva para os convidados e embaixadores da marca.

Colocar a assinatura Sofitel em um produto de luxo traz valor adicional e glamour à marca. O sucesso foi tanto que a notícia se espalhou rapidamente e os pedidos de compra chegam, todos os dias, de todo o mundo, em particular do Brasil, Austrália e Estados Unidos.

Zilca Saldanha – Design & Technical Summit Accor.

“Quem define a tendência lidera o jogo”: isso pode muito bem ser um ditado em hospitalidade. Diante da rápida mudança dos comportamentos dos consumidores e das marcas não padronizadas que aparecem no mercado, é crucial para a Accor assumir a liderança, definindo novas tendências e alcançando visibilidade mundial.

O Design & Technical Summit é um evento que promove a inovação reunindo profissionais de hospitalidade – investidores, fornecedores, arquitetos, designers, líderes acadêmicos, estudantes e todos aqueles que contribuem para moldar a hospitalidade como um todo – e inspirando-os a projetar novos conceitos de design aplicados à hotelaria. Além disso, o evento também promove um concurso que traz novas ideias de projetos, que são avaliadas por renomados arquitetos sob critérios como design, inovação, tecnologia, sustentabilidade, eficiência nos processos, viabilidade, originalidade, ousadia e criatividade.

E, na categoria de equipes, o grande destaque ficou por conta do projeto “Plaza- ibis with a home feeling touch”, desenvolvido pela equipe de D&TS (Ana Lucia Freire da Silva, Carlos Eduardo Rodriguez, Catarina Nedavaska, Fernando Mariante, Nelson Seco, Paulo Mancio, Thiago Aires e Zilca Saldanha).

Quando você está longe de casa e precisa passar a noite em algum lugar, você vai a um hotel: esse sempre foi o padrão básico, especialmente para o segmento econômico. Mas que tal ir a um hotel próximo para encontrar amigos para um Happy Hour ou uma refeição, para trabalhar em um ambiente confortável, para assistir a um concerto ao vivo ou para conhecer novas pessoas? Esse é o conceito pioneiro de hospitalidade que você pode descobrir no ibis Plaza no Brasil.

A nova abordagem do ibis combina estilo de vida, design contemporâneo e espaço aberto, o que cria uma atmosfera que permite que hóspedes e moradores locais se misturem. O conceito é claramente focado nos comportamentos, necessidades e expectativas dos clientes de hoje. O conceito Plaza pretende ser um “life-hub” amigável e moderno, onde todos podem se sentir à vontade para vir, a qualquer hora do dia.

A nossa equipe está alavancando a marca ibis para um nível mais alto em seu mercado. Este conceito inovador não requer nenhum grande investimento em termos de implementação, e seus benefícios são numerosos: alta aceitação do cliente, excelente desempenho, compromissos sustentáveis e receita de A&B em crescimento exponencial.

 

MAIS NESSA EDIÇÃO